fbpx

APCC reforça parceria com reconhecida universidade húngara

A parceria da APCC com a Universidade Eötvös Lorand tem sete anos e permitiu já a diversos estudantes daquela instituição de ensino húngara realizar estágios de trabalho em Portugal, bem como outras formas de mobilidade profissional. Foi no âmbito desta relação que duas docentes estiveram esta semana em Coimbra para visitar diversos serviços da Associação e contactar com os seus profissionais e dirigentes.

As professoras Anita Virányi e Mónika Macher (ambas da Faculdade de Necessidades Educativas Especiais Bárczi Gusztáv) puderam, desta forma, discutir e partilhar experiências, comparando as realidades dos dois países, em particular na área do ensino especial e da educação inclusiva. A oportunidade serviu ainda para perceber, em particular, as mudanças que tiveram de ser implementadas no funcionamento diário da APCC no contexto da pandemia da Covid-19.

Finalmente, foram também abordadas possibilidades de novas colaborações futuras entre as duas entidades, nomeadamente nos campos da cooperação interinstitucional e da mobilidade de estudantes. Esta será uma forma de reforçar uma parceria que tem resultado em benefícios mútuos para as próprias instituições, bem como para os diversos membros das respetivas comunidades.

A Universidade Eötvös Lorand tem quase 400 anos e está sediada em Budapeste. Com perto de 25 mil estudantes e cerca de 1500 docentes, é reconhecida por uma oferta formativa abrangente e uma área de investigação particularmente robusta. A Faculdade de Necessidades Educativas Especiais Bárczi Gusztáv, uma das oito que constituem a instituição, tem mais de 110 anos de experiência a formar professores, terapeutas e outros profissionais.

A colaboração entre a APCC e a Universidade Eötvös Lorand é apoiada pelo programa Erasmus+, estando enquadrada na vertente de Mobilidade para Estágio. É uma de várias parcerias similares mantidas pela Associação, com o propósito de contribuir para a empregabilidade e a consciência cultural. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela APCC, neste e noutros âmbitos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.