fbpx

Uma manhã inesquecível para conhecer os Bombeiros Sapadores – e dizer Obrigado!

Sabemos que a Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra tem como principal atribuição a segurança de pessoas e bens na cidade, mas o que quer isso dizer na prática? E como o faz? Foi para saber as respostas a estas perguntas que um grupo de utentes das diferentes unidades residenciais da APCC fez ontem uma visita ao quartel daquela unidade operacional.

E não faltaram outras perguntas – sobre as viaturas, as fardas, os equipamentos, os procedimentos e mais – e muito interesse para ouvir as explicações dadas. Foi tão incrível que ninguém deu pelas horas a passar, ocupados que estavam a aprender a utilizar as mangueiras para apagar um fogo, a imobilizar um ferido para ser transportado ou a desencarcerar uma pessoa de um automóvel acidentado. Não podemos dizer que alguém tenha saído do quartel já pronto para ser bombeiro, embora tenha passado a haver alguns candidatos!

Mas o propósito da visita não foi só perceber mais sobre o quotidiano destes profissionais, uma vez que na ideia de todos estava também agradecer pelo seu trabalho em prol dos cidadãos. Foi por isso que, antes das despedidas, houve lugar a duas ofertas: uma tela pintada pelos utentes das residências que não puderam estar na visita e uma incrivelmente fiel reprodução de uma viatura de combate a incêndios, feita com materiais reutilizados. Foi um gesto simples, mas cheio de significado e reconhecimento.

As unidades residenciais da APCC asseguram diferentes tipos de respostas aos utentes da Associação: o Lar de Apoio acolhe crianças e jovens (entre os 6 e os 16 anos) com necessidades educativas específicas, enquanto o Lar Integrado e o Lar Residencial disponibilizam alojamento prioritariamente àqueles que frequentam as respostas sociais da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.