fbpx

Inclusão sociolaboral em Portugal e França esteve em análise em conferência organizada pela APCC

A troca de experiências e de informações sobre boas práticas e as diferenças, nomeadamente a nível de enquadramento legislativo e político, entre Portugal e França foi a nota dominante da Conferência Internacional “Profissionais pela Inclusão Sociolaboral”, que a APCC organizou no passado dia 16 de setembro, no Centro de Formação de Almalaguês. A iniciativa decorreu no âmbito da participação da Associação num grupo de trabalho sobre esta temática promovido pela A3S, uma entidade sem fins lucrativos de investigação e desenvolvimento.

O trabalho levado a cabo pelas equipas da Formação Profissional e do Centro de Recursos Local da APCC, que motivou o desejo dos parceiros envolvidos em conhecer a instituição, foi um dos temas abordados neste encontro, mas houve também espaço para conhecer um projeto francês de desenvolvimento de competências junto de pessoas adultas com baixas qualificações ou em situação de analfabetismo.

Assim, depois da abertura da conferência pelo presidente da APCC, Fernando Filipe de Oliveira, Nicolas Viau (coordenador do IFRAESS – Institut de Formation et de Recherche des Acteurs de L’economie Sociale Et Solidaire), Éric Viau (diretor da empresa social Les Ateliers Edi Conso) e Elisa Roblot (investigadora do Laboratoire Espaces et Société de Rennes) apresentaram o seu trabalho no combate ao analfabetismo no contexto da integração no mercado de trabalho.

Com a moderação de Ana Luísa Martinho, co-fundadora da A3S e docente do ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, estas intervenções debruçaram-se sobre objetivos, processos, métodos e resultados, tendo suscitado diversas perguntas da assistência, nomeadamente sobre o diferente enquadramento que este tipo de projetos encontra em França, comparativamente ao nosso país.

Depois, foi a vez de Rita Elias (membro da equipa de Formação Prática em Contexto de Trabalho da APCC) e de Tânia Raposo (do Centro de Recursos Local) abordarem a integração laboral de pessoas com deficiência e incapacidade, respetivamente, no âmbito da Formação Profissional e após a conclusão da mesma. Este painel, moderado por Ana Bernardo (coordenadora da Formação Profissional) contou ainda com o testemunho de Ruben Figueira, atual formando do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo.

A APCC trabalha no sentido da promoção da empregabilidade, atuando na vertente da formação (oferecendo cursos dirigidos a ativos empregados e pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade, bem como possibilidades de reconhecimento e certificação de competências) e da colocação no mercado de trabalho (através de intervenções técnicas de apoio ao s centros de emprego junto de beneficiários e empregadores). Para efetuar a sua inscrição no Centro de Formação, pode consultar a respetiva página Web.