fbpx

“Queres que te conte o conto da caixinha vermelha?”, pergunta o Projeto Estúdio

É no próximo sábado, 15 de outubro, que o Projeto Estúdio vai voltar a fazer de uma livraria da cidade um palco: desta vez, será na Faz de Conto, que receberá o espetáculo-oficina “Queres que te conte o conto da caixinha vermelha?”, a partir das 11H00, com entrada livre. A inspiração vem do livro “O último contador de histórias”, de Isabel Peixeiro, o que permitirá levar o público numa viagem a um tempo em que todos os dias acabavam com uma história.

Entre tons de preto e vermelho, o referido grupo teatral da APCC conduzirá cada um à descoberta das suas próprias histórias e do que guardam nas suas caixas… Indispensável mesmo será usar a imaginação. E então, querem que os membros do Projeto Estúdio vos contem o conto da caixinha vermelha? Se querem que vos contem, eles contarão, se não querem, não contarão. Querem ou não que os membros do Projeto Estúdio vos contem o conto da caixinha vermelha?

Esta é a segunda estação do ciclo ‘Primaverar’, em que o Projeto Estúdio busca inspiração na literatura para criar espetáculos que são apresentados nas livrarias que acolhem os livros que os influenciaram. O primeiro foi “A revolta das peças”, a partir da obra de Sofia Cochat-Osório “A revolta dos livros”, apresentado na Almedina Estádio Cidade de Coimbra, em junho deste ano.

Tudo isto decorre no âmbito do projeto ‘FLORescente’, que pretende afirmar a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente, aconteça quando acontecer. Partindo do verbo ‘primaverar’, inventado por Tolentino de Mendonça no livro “Que coisas são as nuvens”, aprofunda a relação do Projeto Estúdio com a literatura, bem como com a escrita e a leitura, promove o contacto com a comunidade e envolve todos os elementos na construção do objeto artístico.

O Projeto Estúdio é um dos dois grupos de teatro da APCC. Já criou “Cem linhas – notas para viajar dentro de um espetáculo” (espetáculo e livro influenciados pelo livro “Eu espero”, de Davide Cali) e abriu na Baixa de Coimbra e em várias escolas a Loja de Vender Poetas (inspirada no livro de Afonso Cruz “Vamos comprar um poeta”) e a Loja de Vender FI (o elixir que faz falta na nossa vida).

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição, que conta atualmente com dois grupos teatrais ativos (Projeto Estúdio e Sala T). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.

 

[ATUALIZAÇÃO: POR MOTIVOS DE ÚLTIMA HORA, O PROJETO ESTÚDIO VIU-SE OBRIGADO A ADIAR A APRESENTAÇÃO DESTE ESPETÁCULO. ASSIM QUE POSSÍVEL DAREMOS CONTA DA NOVA DATA]