fbpx

Formação Profissional (re)pensou a saúde mental no dia que lhe é dedicado em todo o mundo

Na Formação Profissional da APCC, há sempre algo importante a acontecer para lá das aulas dos diferentes cursos. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu no início desta semana, quando a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) serviu de mote para a atividade “(Re)Pensar a Saúde Mental”, observando uma espécie de lema que nunca deve ser esquecido: cuidar da nossa saúde mental é cuidar da nossa vida.

Assim, todos os formandos foram convidados a escrever o que era para si a saúde mental, colocando as suas reflexões num placar em local bem visível da instituição. Além disso, realizou-se uma sessão em que um grupo de formandas refletiu sobre o que é afinal a saúde mental e psicológica e o que podemos fazer no nosso quotidiano para cuidarmos dela e, dessa forma, cuidarmos também de nós mesmos.

Esta iniciativa do Departamento de Psicologia e Terapia Ocupacional da Formação Profissional teve como principal objetivo promover competências socioemocionais facilitadoras de uma maior capacidade de autocontrolo e de autorregulação das emoções, permitindo assim uma melhoria ao nível do desempenho e participação ocupacional no dia a dia. Propósitos ainda mais relevantes após quase três anos marcados pela pandemia e o consequente isolamento social.

O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para alertar para a grande importância desta área da saúde, destacando os desafios no combate às doenças do foro mental e desmistificando alguns dos preconceitos associadas às mesmas. Foi celebrado pela primeira vez em 1992, por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, tendo este ano como tema “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade mundial”.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.