fbpx

Dia Aberto da APCC, para celebrar com a comunidade o Dia Nacional da Paralisia Cerebral

Dia 20 de outubro é o Dia Nacional da Paralisia Cerebral e vai ser também um dia de portas abertas no Centro de Reabilitação da APCC, com profissionais, utentes e voluntários disponíveis para dar a conhecer os diferentes serviços da Associação. Trata-se de uma iniciativa dirigida a toda a comunidade: famílias, escolas, instituições, parceiros e todas as pessoas que pretendam ficar por dentro do trabalho da instituição na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.

O Dia Aberto da APCC terá início pelas 10H00, com as boas-vindas aos primeiros visitantes, e prolongar-se-á até às 18H30. Ao longo de todo esse período, será possível estar envolvido na dinâmica habitual das áreas que funcionam no próprio Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, mas também saber mais sobre as que são desenvolvidas na Quinta da Conraria e nas unidades residenciais.

Mas não é só: em permanência, será ainda possível comprar frescos produzidos no setor da agricultura, experimentar os jogos ampliados da Oficina do Brinquedo ou brincar na Ludoteca, bem como assistir a um conjunto de conteúdos multimédia. E entre as 10H15 e as 15H00, decorrerão oficinas das áreas da música, teatro, artes plásticas e desporto, que permitirão aos visitantes uma verdadeira imersão no importante trabalho de promoção da participação em termos sociais.

Para a APCC, o envolvimento da comunidade nesta iniciativa é de particular importância, no sentido de apenas em conjunto ser possível caminhar para uma sociedade mais aberta e inclusiva, com mais oportunidades e igualdade efetiva para as pessoas com deficiência. Estão, por isso, convidados a participar neste Dia Aberto todos os que queiram fazer parte dessa caminhada.

O Dia Aberto será a segunda iniciativa que a APCC levará a cabo no mês de outubro, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da afirmação da identidade e do direito à participação das pessoas com paralisia cerebral. A primeira, que arrancou no dia 6 deste mês (coincidindo com o Dia Mundial da Paralisia Cerebral), consistiu na colocação de vários cartazes em diferentes pontos da cidade de Coimbra, com o mote ‘Estamos aqui’ e protagonizados por pessoas com paralisia cerebral exercendo diferentes direitos de cidadania.

 

PROGRAMA DO DIA ABERTO DA APCC

10H00
– Boas-vindas

10H15 – 18H30
– Contacto com diferentes atividades e serviços
– Espaço multimédia
– Ludoteca “O Dragão Brincalhão”
– Mercadinho

10H15 – 15H00
– Oficina de música
– Oficina de teatro
– Oficina de artes plásticas
– Oficina de desporto
– Jogos ampliados

 

A intervenção na comunidade, sensibilizando a sociedade para a questão da deficiência e interagindo com parceiros para operar a mudança, é uma das vertentes da atividade da APCC. Dela faz parte ainda o trabalho direto com milhares de utentes e suas famílias, em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outros.