fbpx

Se querem que o Projeto Estúdio vos conte o conto da caixinha vermelha, vão ter de ir à Faz de Conto…

“Queres que te conte o conto da caixinha vermelha?” é o segundo espetáculo-oficina que o Projeto Estúdio vai levar a uma livraria da cidade de Coimbra. Será na Faz de Conto, no dia 19 de novembro, a partir das 11H00. A entrada é livre e dará acesso a uma viagem a um tempo em que todos os dias acabavam com uma história, com aquele grupo de teatro da APCC a conduzir o público à descoberta das suas próprias histórias e do que guardam nas suas caixas…

A inspiração vem do livro “O último contador de histórias”, de Isabel Peixeiro, naquela que será a segunda estação do ciclo ‘Primaverar’, em que os elementos do Projeto Estúdio buscam inspiração na literatura para criar espetáculos que são apresentados nas livrarias que acolhem as obras que os influenciaram.

E então, querem que os membros do Projeto Estúdio vos contem o conto da caixinha vermelha? Se querem que vos contem, eles contarão, se não querem, não contarão. Querem ou não que os membros do Projeto Estúdio vos contem o conto da caixinha vermelha?

O ciclo ‘Primaverar’ está integrado no projeto ‘FLORescente’, que pretende afirmar a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente, aconteça quando acontecer. Partindo do verbo ‘primaverar’, inventado por Tolentino de Mendonça no livro “Que coisas são as nuvens”, aprofunda a relação do Projeto Estúdio com a literatura, bem como com a escrita e a leitura, promove o contacto com a comunidade e envolve todos os elementos na construção do objeto artístico.

O Projeto Estúdio é um dos dois grupos de teatro da APCC. Já criou “Cem linhas – notas para viajar dentro de um espetáculo” (espetáculo e livro influenciados pelo livro “Eu espero”, de Davide Cali) e abriu na Baixa de Coimbra e em várias escolas a Loja de Vender Poetas (inspirada no livro de Afonso Cruz “Vamos comprar um poeta”) e a Loja de Vender FI (o elixir que faz falta na nossa vida).

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição, que conta atualmente com dois grupos teatrais ativos (Projeto Estúdio e Sala T). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.