fbpx

Ministro da Cultura quis conhecer os 5ª Punkada e acabou a cumprir sonho antigo

Não foi uma audição, mas o ministro que já sonhou fazer parte de uma banda tocou ontem com uma das melhores… Pedro Adão e Silva, titular da pasta da Cultura, esteve na Quinta da Conraria para assistir a um ensaio dos 5ª Punkada e, desafiado pelos membros do grupo pop/rock da APCC, aventurou-se a uma colaboração no tema “Blues da Quinta”, tocando o soundbeam habitualmente a cargo do vocalista Fausto Sousa.

Foi um dos momentos altos de uma visita – integrada no programa de percursos temáticos “Cultura que somos”, com que aquele governante pretende dar voz à realidade cultural portuguesa – em que até foi possível ouvir a mais recente canção dos 5ª Punkada, “Diante de Mim”, composta há menos de uma semana. Perante um público em que se encontravam diversos responsáveis políticos e do setor das artes, bem como jornalistas, a banda foi igual a si própria, fazendo jus à sua espécie de lema: Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!

A ocasião serviu ainda para o ministro trocar algumas ideias com os membros do grupo – além de Fausto, também a teclista Fátima Pinho, os guitarristas Jorge Maleiro e Paulo Jacob (professor de música e musicoterapeuta) e o baterista Miguel Duarte, além do ‘membro honorário’ Victor Torpedo – e para o presidente da APCC, Fernando Filipe de Oliveira, falar sobre o trabalho no campo das artes que é realizado na instituição e como estas são um veículo primordial para a autodeterminação e a verdadeira inclusão.

Os 5ª Punkada foram fundados na APCC em 1993 e apresentam no currículo mais de 300 concertos, em Portugal e no estrangeiro, e diversas parcerias artísticas e musicais com instituições e coletivos de referência. Editaram no final de 2021 o seu primeiro disco, “Somos Punks ou Não?” (com os convidados Surma e Victor Torpedo e produção de Rui Gaspar) e um documentário que mostra o processo de gravação, tendo iniciado então uma digressão de promoção que os levou, por exemplo, aos festivais Bons Sons e Nascentes.

A gravação do disco e os respetivos concerto de lançamento e documentário foram realizados no âmbito de um projeto cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2021 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

Na APCC, existem atualmente em atividade quatro grupos musicais, no âmbito do Departamento de Música, cujo trabalho se desenvolve através de intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.