fbpx

O Mundial do Catar foi o mote para um desafio de que saíram vencedores os voluntários europeus e os utentes do CACI

Estamos na fase de todas as decisões no Campeonato do Mundo de Futebol, que se realiza no Catar, e já hoje ficaremos a saber quem serão os dois países finalistas. Mas esse não é o único facto que, a propósito daquela competição, está na ordem do dia, pelo menos na APCC… Aliás, ele até é quase só uma nota de rodapé quando comparado com todas as coisas sobre as quais um conjunto de utentes do CACI – Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão se debruçou ontem, nas atividades de apoio educativo!

O ‘capitão’ deste motivado grupo foi o voluntário turco Ali Yildirimçakar, que, perante o interesse manifestado anteriormente pelos utentes em saberem mais sobre a prova e os países participantes, foi ‘selecionado’ para preparar uma apresentação que respondesse a todas as questões. Uma escolha que se revelou acertada, desde logo porque, tendo o seu país falhado o apuramento, seria sempre um elemento imparcial – pedimos desculpa pela picardia, Ali, mas quem mostra uma fotografia do capitão de Portugal em lágrimas merece uma resposta, mesmo que o mais importante seja mesmo o desportivismo…

Foi uma manhã verdadeiramente intercultural, pelo tema, mas também pela interação entre todos! E esta foi só a primeira de uma série de apresentações sobre os países dos atuais voluntários europeus da APCC (além da Turquia do Ali, também a Alemanha da Ida Vogel e a França da Lucie Jovilet) e outras nações, que irá ser levada a cabo com estes utentes. Mas, sobre isso, terão ainda de esperar para saber mais…

O Ali, a Ida e a Lucie integram o projeto de voluntariado europeu 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612 e estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários no seu próprio país ou no estrangeiro. Têm vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, mas também a desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.