fbpx

Memórias e canções, ou a história do dia em que o grupo Arroz aos Molhos atuou no Lar Integrado da APCC

Ontem foi um dia com muito para contar no Lar Integrado da APCC, um dia em que se viajou ao passado, se recordaram tradições, se trocaram histórias sobre outros tempos e, no final de contas, se celebraram a alegria e a partilha. Esta viagem aconteceu graças ao poder da música e, em particular, aos elementos do Grupo de Cantares Arroz aos Molhos, que presentearam os residentes com uma atuação inesquecível.

Originário de Gatões (Montemor-o-Velho), aquele coletivo musical apresenta um repertório ligado às tradições locais e, sobretudo, à apanha do arroz, pelo que foi sobre esses temas a maioria das canções interpretadas, para grande agrado da plateia. Foram muitos os pés a bater no ritmo, as palmas a acompanhar, até as vozes a ensaiar as letras, mas sobretudo os sorrisos de felicidade.

Mas a tarde não foi só de cantigas… Noutro tipo de regresso ao passado, a mais veterana residente do Lar de Apoio – a dona Esmeralda, de apenas 95 anos – foi a escolhida para oferecer aos convidados uma cabaça decorada com os trajes típicos das mulheres que apanhavam o arroz no Baixo Mondego, dado que ela própria chegou a fazer esse trabalho na juventude. Foi um momento muito bonito para ‘fechar’ uma tarde muito especial.

O Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros é uma das unidades residenciais da APCC que disponibiliza alojamento prioritariamente aos utentes que frequentam as respostas sociais da instituição, prestando apoio na integração escolar, em centros de atividades ocupacionais, em programas de re(h)abilitação intensivos e na formação profissional . As outras estruturas residenciais da Associação são o Lar de Apoio e o Lar Residencial. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.