fbpx

Subir à Torre Eiffel para ver o Oktoberfest? Duas voluntárias europeias da APCC mostraram como fazê-lo

Foi uma tarde verdadeiramente intercultural: a Lucie Jovilet subiu à Torre Eiffel para provar uns deliciosos croissants, enquanto a Ida Vogel se debruçou sobre o Muro de Berlim para vislumbrar o Oktoberfest… Sabemos que isto pode não fazer sentido, mas estamos apenas a usar de liberdade poética para explicar que aquelas duas voluntárias europeias prepararam uma apresentação que permitiu aos utentes da Sala do Teatro da APCC ficar a conhecer os seus países!

Primeiro, a Lucie falou sobre França e muitos dos seus símbolos e heranças para o mundo: o hino “A Marselhesa”, a Revolução Francesa ou o Louvre, mas também os vinhos e a gastronomia, os heróis gauleses Astérix e Obélix e até o foguetão Ariane ou o TGV. E estes são só alguns exemplos do muito que se falou e aprendeu… E aprendeu mesmo, porque não houve resposta do quis final que tenha ficado sem resposta!

Depois, foi a Ida a proporcionar uma viagem pela Alemanha, que inevitavelmente passou também pela gastronomia, mas ainda pela história de um país que já chegou a ser dois e pelas suas muitas atrações turísticas – sabiam, por exemplo, que o castelo da “Bela Adormecida” e o próprio logótipo da Disney foram inspirados pelo Castelo de Neuschwanstein, na Baviera?

E esta apresentação, que havia também já sido realizada com um outro grupo de utentes do CACI – Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão no decurso das atividades de apoio educativo, não será a única no âmbito do atual projeto de voluntariado europeu: em breve, o Ali Yildirimçakar dará a conhecer a Turquia.

O Ali, a Ida e a Lucie estão na APCC, desde meados de 2022, através do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612. Além de desenvolverem os seus projetos pessoais, têm ainda vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC e, naturalmente, a estabelecer relações e a desenvolver competências sociais.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.