fbpx

Comenius Multilateral Schools Partnerships – Project “Ready for Inclusion”

    logo 

Comenius Multilateral Schools partnerships

Project – “Ready for Inclusion”

Project Nº 2009-1-HU1-COM06-01384 2

Este é um projeto que envolve um consórcio constituído por três parceiros – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra – APCC (Portugal); Bercsényi Miklós Általános Iskola (Hungria) e Circolo Didattico “Gabriele D’Annunzio” (Itália), desenvolvido entre Outubro de 2009 e Maio de 2011.

Os professores dos países envolvidos estudaram as boas práticas e cultura educativa dos parceiros . Esta forma de adquirir experiências resulta numa nova abordagem no processo educativo. O objetivo do projeto foi permitir iguais oportunidades, aos parceiros envolvidos no projeto, de contribuir para a integração dos jovens com necessidades educativas especiais, familiarizar os profissionais envolvidos com as actividades de integração em cada parceiro, no sentido de melhorar a qualidade educativa. Foi importante promover a familiarização com novos métodos, novas formas de abordagem, diferentes procedimentos de ensino adequados aos jovens através de variadas competências em sala de aula, desenvolver atividades e eventos culturais e desportivos. Foi igualmente importante conhecer instrumentos de avaliação aplicados nas diferentes instituições de forma a ajudar na avaliação do impacto do planeamento pedagógico.

Os principais objetivos desta parceria são:

• Promover a dimensão europeia da educação e dos modelos de inclusão / integração dos alunos com necessidades especiais, junto dos professores, cuidadores ou pais/encarregados de Educação das instituições parceiras, e outros profissionais da comunidade;

• Contribuir para melhoria do processo de integração de jovens com necessidades educativas especiais;

• Promover o aumento da qualidade de ensino nas instituições parceiras

• Dar iguais oportunidades a jovens com necessidades educativas especiais contribuindo para a sua integração na sociedade.

Como resultados do projeto temos:

– apresentações de boas práticas por parte da cada instituição parceiro;

– conhecimento de diferentes modelos de ensino;

– apresentação e partilha de ferramentas de ensino, métodos, programas pedagógicos relacionados com os alunos com necessidades especiais;

– Conhecimento do sistema escolar dos parceiros, através de diferentes apresentações em powerpoint, fotografias e outros, em momentos diversos de interacção dos parceiros.

 

logos

“Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente
o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita”

Apresentacao Escola EB1 APPC2

 

DSC00067

DSC00071

DSC00200

DSC01526