fbpx

Apoie a APCC através do IRS: um gesto simples, uma diferença enorme.

Sabia que, ao entregar a declaração do IRS, pode apoiar a APCC, sem custos para si? É um gesto simples, mas que faz uma diferença enorme, porque nos permite continuar a ajudar milhares de utentes e as suas famílias, melhorando e alargando a qualidade dos serviços que lhes prestamos, mas também a intervir na comunidade e a sensibilizar a sociedade para a necessidade de, todos juntos, contribuirmos para uma verdadeira inclusão.

Cada euro que, dessa forma, nos destinar, será aplicado nas nossas respostas em áreas como a reabilitação, a capacitação, a inserção no mercado de trabalho, as unidades residenciais ou os transportes, entre outras. Para si, só muda mesmo a satisfação de estar a contribuir para esse facto: a consignação fiscal não tem quaisquer custos ou implicações no cálculo do montante do seu reembolso, porque é o Estado que abdicará de 0,5% do seu IRS a favor da APCC.

Este ano, a entrega da declaração do IRS decorre de 1 de abril a 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte. Pode fazer a consignação fiscal quer opte pelo IRS manual ou pelo IRS automático e o processo é muito fácil.

No primeiro caso, preencha o Campo 1101 do Quadro 11 (no Modelo 3) e indique a opção ‘Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública’ e o NIF 506662306. No segundo, introduza estes mesmos dados na secção ‘Pré Liquidação’. Em ambas as situações, não se esqueça de selecionar também a quadrícula ‘IRS’. Para quem já tenha escolhido anteriormente a antecipação da consignação, estas opções já estarão preenchidas e só terão de ser confirmadas.

Se pretender dar um contributo maior, pode selecionar também a quadrícula ‘IVA’ e doar os 15% do imposto suportado em faturas relativas a reparação de automóveis e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e institutos de beleza, veterinários e passes mensais de transportes públicos. Neste caso, estará a prescindir desse valor a favor da Associação.

Exemplo de IRS manual (clique para aumentar)

Exemplo de IRS automático (clique para aumentar)

E como apenas cerca de 10% dos contribuintes portugueses costumam optar por consignar os seus impostos a organizações de solidariedade, poderá ainda prestar o seu apoio partilhando esta informação com os seus familiares, amigos e colegas.

Com 47 anos de atividade e de provas dadas, a APCC é uma referência nacional e internacional no trabalho em prol da pessoa com deficiência, tendo como missão promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade. Disponibiliza serviços em áreas como a habilitação e reabilitação, capacitação para a inclusão, reabilitação social, formação profissional, residências, recursos para a inclusão, formação de professores, reabilitação profissional, vida independente, apoio domiciliário e transportes, entre outros.