fbpx

Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal” avalia vida independente em Portugal e na APCC: inscrições abertas

A APCC vai fazer um balanço dos mais de três anos do seu Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) e do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), o projeto-piloto nacional que pretende promover uma mudança de paradigma nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência. O Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal” terá lugar no dia 2 de maio, a partir das 14H00, na Sala Almedina do Convento São Francisco e contará com a presença de diversos representantes de entidades nacionais e internacionais.

O programa prevê intervenções, entre outros, de Fernanda Sousa (coordenadora do MAVI), Emma Åstrand (STIL – Fundadores da Vida Independente, da Suécia), Florian Sanden e Michael Holden (ENIL – Rede Europeia de Vida Independente). Será ainda apresentado o estudo realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sobre o impacto do CAVI da APCC no modo de vida das pessoas apoiadas desde o início do seu funcionamento.

O Seminário Internacional “Desafios à Participação – 3 Anos de Assistência Pessoal” é dirigido a destinatários de assistência pessoal, assistentes pessoais, técnicos e quaisquer outras pessoas com interesse pelo tema da vida independente. A entrada é livre, mas com inscrição prévia obrigatória, que pode ser feita através do link https://bit.ly/SeminarioDesafioParticipacao.

O CAVI da APCC tem como objetivo contribuir para uma inclusão efetiva e a autodeterminação, disponibilizando aos destinatários assistência pessoal para a realização de atividades em domínios como a higiene, alimentação, deslocações, mediação de comunicação, contexto laboral, frequência de aulas, cultura, lazer ou cidadania, entre outros.

Funciona no âmbito do MAVI – cujo objetivo específico é constituir-se como instrumento de garantia às pessoas com deficiência ou incapacidade das condições de acesso para o exercício dos seus direitos de cidadania e para participação nos diversos contextos de vida em igualdade com os demais – e é cofinanciado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento — Programas Operacionais do Portugal 2020. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=9676.