fbpx

Formação interna no Centro de Reabilitação ajudou a encontrar, pé ante pé, caminhos de descoberta e crescimento

Durante meio ano, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC, um grupo de fisioterapeutas e auxiliares ligadas ao Departamento de Fisioterapia foi fortalecendo, pé ante pé, competências relacionadas com a saúde mental, o bem-estar individual ou as aptidões interpessoais. E “Pé Ante Pé” foi precisamente o nome da formação interna, promovida por elementos dos Departamentos de Psicologia e de Psicomotricidade, que permitiu trabalhar aqueles temas.

No final da passada semana, decorreu a última das sessões formativas, com o mote ‘Eu consigo adaptar-me’, no seguimento de desafios anteriores como ‘Eu consigo apresentar-me’, ‘Eu consigo fazer a diferença’, ‘Eu consigo elogiar o outro’ e ‘Eu consigo elogiar-me a mim próprio’. O modelo seguido passou sempre por incluir uma dinâmica prática, que pudesse servir de base à reflexão em conjunto, e foi sendo construído tendo em conta a sua possível reedição para outros grupos no futuro.

A ideia inicial – encontrar momentos fora das rotinas do quotidiano que permitissem criar um espaço para pensar e repensar práticas e atitudes – foi evoluindo através do feedback recebido em cada encontro, o que levou a que, nas últimas sessões, as participantes tenham podido guardar consigo uma mensagem relacionada com o que havia sido trabalhado. No último dia, essa memória foram os ‘Dez mandamentos para gostares de ti mesmo’, com os quais não podemos deixar de terminar este texto…

– És a pessoa mais importante da tua vida. Não dês mais voltas ao assunto, é assim que deve ser.
– Não te compares com os outros. Não és melhor nem pior do que eles. Tenta apenas superar-te um pouco mais a cada dia, dentro das tuas possibilidades.
– Sê uma pessoa simpática, generosa e grata. Aqueles que te rodeiam vão gostar de ti e tu vais gostar mais de ti mesmo.
– A tua opinião é importante! Não te cales. Diz o que pensas. Simplesmente, deves fazê-lo de maneira educada, respeitando os outros.
– Todos temos um talento. Procura o teu, mas lembra-te de que é inútil se não aplicares nele trabalho e esforço.
– Todos podemos errar. Não sejas demasiado duro contigo, não te critiques, perdoa-te.
– Oferece a ti mesmo coisas bonitas. Podem ser frases, elogios, momentos de descanso ou de prazer.
– Confia em ti mesmo e nas tuas possibilidades: é o primeiro passo para o sucesso.
– Cuida do teu corpo, da tua mente e da tua maneira de sentir. Cuida da casa onde vives.
– Rodeia-te sempre de projetos bonitos, mas não te esqueças de que o teu melhor projeto és tu mesmo.

No Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra é desenvolvido um modelo de intervenção interdisciplinar e colaborativo, centrado na família e nas suas necessidades e da criança. O trabalho realizado, em que a reabilitação é entendida como um processo global, contínuo e dinâmico, com impacto na vida de utentes, famílias e comunidade, pretende levar a que os diferentes atores se tornem facilitadores e promotores do processo habilitativo.