fbpx

Formação Profissional promoveu mais um Almoço Temático e, desta vez, foi a Liberdade que esteve na ementa

Liberdade sempre! O mote do último Almoço Temático da Formação Profissional foi claro e muito importante! No final da passada semana, poucos dias depois da comemoração da data que devolveu a Liberdade (assim mesmo, com maiúscula) ao nosso país, os colaboradores da APCC participaram em mais uma edição desta iniciativa que visa enriquecer o percurso dos formandos, mas que também se destaca por proporcionar bons momentos de convívio.

E o ambiente foi, de facto, de celebração daquele valor fundamental para a existência humana, com cravos a despontarem um pouco por todo o lado na Casa do Forno da Quinta da Conraria, e as conversas – necessariamente livres – a serem enquadradas por imagens que remetiam para ideias, e ideais, como a democracia, a liberdade de expressão ou o direito à participação.

Quanto à ementa, foi diversa (que é, afinal, outra conquista): bolinhos de bacalhau e rissóis de legumes para entrada, sopa juliana, arroz de pato e como sobremesa leite creme e molotof. A confeção, sob orientação das formadoras Eugénia Luís e Ana Raimundo, foi do grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), que, tendo iniciado o seu percurso em março, teve assim uma estreia em grande!

Mas o Almoço Temático dedicado à Liberdade também foi possível graças às formadoras Maria João Mariz e Mónica Tavares e aos cursos aos quais ministram formação (que asseguraram a decoração do espaço), à formadora Clara Godinho e ao curso de Empregado de Mesa (responsáveis pela preparação do espaço – mesas, pratos, etc.), ao formador João Correia e ao curso de Auxiliar de Apoio Administrativo (que criaram o cartaz do evento e as ementas), ao formador João Costa (que fez a gestão das inscrições) e à equipa da coordenação pedagógica (que deu todo o apoio necessário ao planeamento e execução da atividade).

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional pretendem enriquecer o percurso dos formandos, simulando uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao colocar sob a sua responsabilidade todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.