fbpx

Há novas espécies de cogumelos a serem cultivadas na Quinta da Conraria!

Os cogumelos da Quinta da Conraria são amplamente conhecidos por aqueles que já tiveram a oportunidade de prová-los – além da própria comunidade da APCC, são vendidos para alguns restaurantes da região, cujos chefs confiam num produto de qualidade indiscutível. A novidade é que, além dos pleurotus ostreatus (cogumelos ostra) que ajudaram a fazer essa reputação, a Associação começou agora a cultivar também cogumelos portobello e champignon, com as primeiras colheitas a serem francamente prometedoras.

A diversidade está assim garantida: os pleurotus ostreatus (suaves, nutritivos e aromáticos), os portobello (grandes, carnudos e saborosos) e os champignon (pequenos, delicados e versáteis) constituem agora uma gama multifacetada da produção na APCC daqueles alimentos com grande valor gastronómico. E o processo em si dá todas as garantias de qualidade, com a frutificação a ocorrer em ambiente com humidade e temperatura controladas e uma atenção permanente da equipa da área agrícola da instituição.

O cultivo das duas novas espécies pretende, nesta fase, avaliar as suas possibilidades de desenvolvimento e recetividade, mas já está garantida uma produção de aproximadamente 450 quilos de pleurotus ostreatus, 90 quilos de portobello e 60 quilos de champignon ao longo de cerca de quatro meses. Restaurantes, supermercados ou minimercados interessados em fazer encomendas ou avaliar possibilidades de colaboração regular podem entrar em contato com a APCC através do e-mail geral@apc-coimbra.pt.

O processo de produção de cogumelos na Quinta da Conraria começa com a incubação de blocos de substrato (que, dependendo da espécie, podem ser de palha de aveia, de uma mistura de palha de aveia e milho ou de palha de arroz) onde crescerão os cogumelos, que dura até um mês. Segue-se a fase de cultivo, que se prolonga por sensivelmente outros 30 dias e no final da qual pode então ser feita a colheita. É adotada uma filosofia de ‘zero desperdício’, com os pés dos cogumelos a serem utilizados para compostagem.

O cultivo destes alimentos na APCC foi iniciado com o objetivo de diversificar as práticas agrícolas na instituição, sendo desenvolvido no âmbito da área de agricultura social, que recebe utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (de acordo com as suas aptidões e interesse pela agricultura), bem como estudantes externos, apoiados pelo CRI – Centro de Recursos para Inclusão.

A agricultura é praticada na Quinta da Conraria desde 1982, desenvolvendo um trabalho pioneiro no âmbito da agricultura social, que permitiu à Associação assumir-se como uma entidade de referência nesta área e em vertentes como a agricultura biológica, alimentação saudável ou desenvolvimento sustentável.