fbpx

Da gineta ao noitibó, foram muitas as descobertas que os utentes do CACI e do CAARPD fizeram no Dia do Ambiente

Ontem celebrou-se o Dia do Ambiente, no mundo e na APCC! A equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol” convidou a Milvoz – Associação de Protecção e Conservação da Natureza para dinamizar diversas sessões com utentes da Associação, para que ninguém esqueça a importância da proteção do nosso planeta e o papel que cada um de nós pode ter para cumprir esse objetivo. A palavra-chave foi biodiversidade e o interesse pelo tema foi grande, com muitas questões a serem colocadas!

Utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência puderam, desta forma, escutar Manuel Malva, presidente da Milvoz, explicar o trabalho que aquela organização realiza na preservação do património natural da região de Coimbra, em particular na Bio-Reserva Senhora da Alegria, localizada na zona de Almalaguês.

E assim ficaram a conhecer – ou a conhecer melhor, uma vez que muitos deles habitam a Quinta da Conraria ou a zona envolvente – imensos animais que ali vivem. Foi o caso da furtiva gineta, da pescadora lontra, dos velozes corsos, do irrequieto esquilo, do esquecido gaio, da notívaga coruja do mato, do colorido guarda-rios ou da impressionante vaca-loura, mas se falou sobre a raposa, o pica-pau, o sapo parteiro, a salamandra-lusitânica ou o noitibó, entre outros.

O Dia Mundial do Ambiente tem o objetivo de consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente e da sustentabilidade. Em 2023, foi dedicado ao tema da restauração dos ecossistemas, destacando a necessidade urgente de reverter a degradação ambiental e promover a recuperação de ecossistemas em todo o mundo.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente foi organizada pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, um espaço lúdico-pedagógico, onde se desenvolvem atividades com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.