fbpx

Formandos da APCC foram à Alta universitária em busca de segredos, mistérios e tradição

Não haverá melhor local para descobrir segredos e desvendar mistérios do que um museu… E caso se trate de um museu dedicado ao progresso científico, já premiado internacionalmente, então é mesmo o sítio ideal para levar a cabo essa experiência e tirar as respetivas conclusões… Foi precisamente isso que fez um grupo de formandos da APCC (dos cursos de Agente em Geriatria, Auxiliar de Apoio Administrativo e Empregado de Mesa), que realizou uma visita de estudo a diversos espaços museológicos ligados à Universidade de Coimbra!

O périplo começou pelo Museu da Ciência e pelas exposições “Segredos da Luz e Matéria” e “Visto de Coimbra”, intimamente ligadas à história da ciência em Portugal. Através dos objetos e instrumentos expostos, pertencentes às coleções museológicas da Universidade, os formandos puderam observar fenómenos relacionados com as propriedades da luz, a emissão e absorção da luz pela matéria, o Sol e a luz solar, a visão ou a cor das coisas, bem como compreender a importância da Companhia de Jesus para o avanço científico no nosso país.

E se a data foi 14 de junho de 2023, não foi também difícil imaginar que se estava em pleno século XVIII, num dos gabinetes de curiosidades então bastante populares na Europa. Porque o ponto de passagem seguinte foi o Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência, onde cada um dos seus quatro mil espécimes e artefactos chamou a atenção do grupo, fosse pela beleza, o carácter enigmático ou a invulgaridade. Estamos a falar de peças tão distintas como esqueletos e corpos embalsamados de animais, minerais raros ou máscaras e esculturas originárias do Brasil e de África, entre muitas outras.

A visita de estudo passou ainda pelo novo espaço Éfe-Érre-Á, que reorganiza e reinterpreta o espólio do Museu Académico e permitiu aos formandos da APCC experimentar de uma nova forma momentos marcantes da vida estudantil da Cidade. E no final, ainda foi possível refletir sobre a experiência deste dia, com o grupo a tirar também partido do contacto com a natureza proporcionado pelo Jardim Botânico da Universidade e pelo Seminário Maior de Coimbra.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.