fbpx

Formação Profissional: Almoço Temático teve sabor a diversidade cultural

Numa semana cheia de atividades fora de portas por parte da Formação Profissional da APCC, também foi bom ficar por ‘casa’ e encontrar conforto numa rotina que sabe bem e na partilha de bons momentos entre amigos. Assim, se os Almoços Temáticos costumam ter como convidados os colaboradores da Associação, como forma de simular uma experiência o mais aproximada possível da realidade para os formandos, desta vez foi mesmo exclusivamente a estes que a refeição foi dedicada (e servida)!

Com o tema Diversidade Cultural a dar o mote, esta viagem começou no Médio Oriente (houve esfirras para entrada), seguiu para França (com um consomé de legumes), passou por Cabo Verde (estava ótima, a cachupa!) e por Marrocos (o chá marroquino ‘casou mesmo bem com a comida) e terminou no Brasil (ninguém resistiu ao quindim)! Foi uma espécie de ‘Volta ao Mundo em 80 Minutos’ – mais coisa, menos coisa – mas sem sair da Casa do Forno da Quinta da Conraria!

A confeção de mais este Almoço Temático esteve a cargo do grupo de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob orientação da formadora Eugénia Luís. A decoração foi assegurada pelas formadoras Mónica Tavares, Maria João Mariz e Clara Godinho e os cursos aos quais ministram formação, enquanto a montagem das mesas foi feita pelo curso de Empregado de Mesa. O cartaz e as ementas foram da responsabilidade do formador João Correia com o curso de Auxiliar de Apoio Administrativo.

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional são realizados com o objetivo de enriquecer o percurso dos formandos, ao colocar sob a sua responsabilidade todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.