fbpx

APCC convidada para conferência que fortaleceu a colaboração para a inclusão social

Técnicos e formandos da APCC foram convidados a marcar presença na Conferência Final do Projeto STEP, desenvolvido pelo POSCOHR – Observatório de Direitos Humanos nos Países de Língua Oficial Portuguesa com parceiros de Itália, Espanha e Grécia. O evento teve lugar na passada semana, no Colégio da Trindade, e representou para os formandos uma oportunidade para refletir sobre temas particularmente relevantes para os seus contextos pessoais, como a cidadania ativa, os direitos sociais e a inclusão social.

Para os profissionais da APCC presentes, foi particularmente interessante ficar a saber como, no âmbito daquele projeto, foram trabalhadas competências de inclusão social em educadores, monitores e formadores das organizações parceiras, bem como conhecer as novas ferramentas pedagógicas disponibilizadas. Já para os formandos, foi relevante sobretudo inteirarem-se do trabalho realizado no sentido da promoção da participação ativa dos cidadãos nas suas comunidades locais.

Entre outros destaques do evento, referência ainda para a apresentação da versão portuguesa do jogo educativo “Dignilândia – Terra dos Direitos”, que pretende promover a participação na defesa dos direitos humanos e sociais. Num balanço da manhã de trabalho, pode dizer-se que esta foi uma oportunidade valiosa para partilhar experiências, discutir boas práticas e fortalecer as redes de colaboração.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.