fbpx

Um Almoço Temático da Formação Profissional que foi uma canção de amor a Coimbra

«Do Choupal até à Lapa, foi Coimbra os meus amores…», diz a canção que evoca imagens e sensações da vida estudantil e, no final de contas, do imaginário da própria cidade. Um percurso simbólico, como o que ontem foi feito na Casa do Forno da Quinta da Conraria, onde decorreu mais uma edição dos Almoços Temáticos da Formação Profissional da APCC, desta vez dedicada à nossa ‘cidade dos estudantes’, aos seus encantos, tradições e… milagres.

E este foi um outro tipo de viagem, guiado pelos sentidos do paladar, do olfato e da visão (pois se os olhos também comem), como quem foi passando por diversos restaurantes ou tascas da cidade, onde se poderia muito bem começar a refeição com uma trouxa de legumes, confortar-se com uma sopa de feijão-verde, escapar do calor estival com uns filetes com salada fria e terminar tudo com um magnífico arroz doce ou, se estivéssemos no famoso Zé Manel dos Ossos, com um vomitado (uma sobremesa à base de doce de ovos).

Os responsáveis por este delicioso périplo foram os formandos do curso de formação inicial de Auxiliar de Cozinheiro(a), sob orientação das formadoras Eugénia Luís e Ana Raimundo. Mas não só: o formador André Martinho e o curso de Auxiliar de Apoio Administrativo criaram o cartaz do evento e o formador João Costa fez a gestão das inscrições.

Os Almoços Temáticos da Formação Profissional pretendem enriquecer o percurso dos formandos, simulando uma experiência o mais aproximada possível da realidade, ao colocar sob a sua responsabilidade todos os pormenores de uma refeição para um grupo alargado de pessoas, desde a escolha da ementa à confeção e até à decoração.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.