fbpx

A água e a alma de Coimbra: Formação Profissional embarcou num peddy-paper para celebrar a Cidade

Se há cidade que se distingue pela sua relação com a água é certamente Coimbra, tendo em conta a ligação umbilical que tem com o rio Mondego, decisivo por razões defensivas e de comércio para o seu estabelecimento e componente essencial da mística coimbrã, como tal imortalizado em canções e muitas outras expressões artísticas. Mas sendo aquele um elemento essencial à vida e à atividade humana, há muito mais para descobrir quando nos propomos fazer um percurso que ligue as duas margens, guiado pelo percurso da água.

Foi esse mesmo o desafio a que ontem se lançaram formandos (mas também formadores e outros técnicos!) de todos os cursos da Formação Profissional da APCC atualmente em desenvolvimento, num peddy-paper pensado pela equipa técnico-pedagógica para celebrar o mês da Cidade. Uma atividade que começou em plena zona histórica da Universidade, concretamente no Largo D. Dinis, e terminou na Quinta das Lágrimas, que o mesmo é dizer nas fontes dos Amores e das Lágrimas.

Mas foram muitos os pontos de passagem daqueles ‘exploradores’ que vale a pena destacar: o Aqueduto de São Sebastião (conhecido popularmente como Arcos do Jardim, construído no séc. XVI para abastecer de água a Alta), o Jardim Botânico (onde se encontra o hoje desativado reservatório que, a partir do séc. XIX, acumulava a água captada no rio) e o Parque Manuel Braga (que permitiu não só passear pela lindíssima margem do Mondego, como também visitar o Museu da Água). Cremos que não é preciso dizer que neste peddy-paper só houve equipas vencedoras!

Esta atividade, à semelhança de outras que se realizam com regularidade no âmbito do Centro de Formação, pretendeu reforçar as aprendizagens realizadas em sala, uma marca distintiva da oferta formativa da APCC, que se caracteriza ainda pelos elevados níveis de qualidade, distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias, e pelo reconhecimento do mercado de trabalho.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.