fbpx

Obras de 34 artistas da APCC em exposição na Casa da Mutualidade até 4 de setembro

Esculturas, desenhos e pinturas da autoria de 34 artistas que exercem a sua atividade na APCC estão, desde ontem, expostas da Casa da Mutualidade, dando assim aos visitantes a possibilidade de conhecer outras tantas identidades e universos criativos que têm em comum a ideia de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

Na inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, foi vincado o seu caráter eminentemente artístico e colaborativo, juntando parceiros que operam em diferentes setores – no caso, a APCC, A Previdência Portuguesa e o festival Luna Fest, em cuja agenda cultural se enquadra – numa parceria que pretende mostrar a toda a sociedade a importância da arte em si mesma, mas também enquanto promotora da participação.

Esta iniciativa pode ser visitada até dia 4 de setembro, na Rua Dr. Manuel Rodrigues n.º 5, nos dias úteis entre as 09H00-13H00 e as 14H00-18H00. Reúne 73 obras, produzidas no âmbito do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que são o resultado de reinterpretações pessoais de obras de referência (acrescentando-lhes características como a tridimensionalidade, por exemplo) ou de afirmações da individualidade artística dos seus autores.

O Departamento de Artes Plásticas procura dar a cada utente a oportunidade de enquadrar a sua dimensão criativa na própria história das artes plásticas, favorecendo a participação, tanto enquanto criador, como enquanto recetor ou consumidor. Promove-se também a sua entrada nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística, recusando dessa forma rótulos como ‘arte inclusiva’. Desta forma, a Arte é encarada com o grande propósito da expressão, da comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e da edificação de ideias político-sociais.

O trabalho ali realizado pode ser visto também no Instagram, sendo a aquisição das obras feita através do envio de uma mensagem para o mail suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, que pode utilizar igualmente para obter mais informações.

Na Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC estão representados Ana Margarida Marques, Ana Oliveira, Andreia Matos, Andreia Oliveira, António Sequeira, António Castanheira, António Gonçalves, Arménio Graça, Bruno Ferreira, Carlos Alves, Carlos Jorge Lemos, Eugénio Santos, Humberto Arromba, Jaime Cortesão, João Pedro Moreira, João Loulé, Joaquim Silva, José Costa, Julieta Santos, Liliana Ferreira, Mário Carvalho, Mário Russo, Nelson Pires, Nino da Conceição, Nuno Santos, Nuno Simões, Paulo Loureiro, Pedro Raimundo, Ricardo Ferreira, Ricardo Monteiro, Ricardo Rebola, Ricardo Simões, Sara Barros e Valdemar Cordeiro.

A área artística constitui uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social, sendo desenvolvidas atividades na área das artes plásticas, mas também da música (nas vertentes da musicoterapia, educação musical e expressão musical) e teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.