fbpx

Dia Mundial da Alimentação: da Roda dos Alimentos à roda do divertimento (e à alegria do conhecimento)

«Roda! Roda! Roda! Roda!» Foi grande o entusiasmo, ontem, na Sala do Redondo da Quinta da Conraria, com a celebração do Dia Mundial da Alimentação – este ano, com o tema “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” – a permitir falar de coisas muito importantes, sempre com a maior das alegrias! E se a roda rodou mesmo para revelar perguntas sobre a importância da água para cada um de nós, mas também para o planeta, essa foi só a parte provavelmente mais… ruidosa de uma manhã muito bem passada!

Com a dinamização a cargo da equipa da Quinta Pedagógica da APCC, os utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, bem como os alunos em Plano Individual de Transição, foram os entusiásticos participantes em duas sessões que começaram com pequenos vídeos que levaram todos a questionar a importância da água para o corpo humano, mas também como o acesso a ela é uma questão fundamental.

Sempre em enérgica interação, também se falou sobre a água dos alimentos: como a sua percentagem varia, como é essencial para a hidratação e como ocupa o lugar central da Roda dos Alimentos! Depois veio, então, o jogo de perguntas e respostas («Indica um legume rico em água», «Quais as propriedades da água potável?», «Quantos copos de água se devem beber por dia?» ou «Qual tem mais água na sua composição, a maçã ou o pão?»), em que todos foram vencedores, e no final… dançou-se em celebração da água!

O Dia Mundial da Alimentação pretende chamar a atenção para a importância da alimentação saudável e sustentável, destacando a necessidade de garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos, ao mesmo tempo que se promove a proteção do meio ambiente. Esta efeméride pretende ainda recordar o nosso papel coletivo na construção de um futuro mais saudável e próspero para todos.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação na APCC foi organizada pela Quinta Pedagógica “O Caracol”, um espaço lúdico-pedagógico que promove a ligação dos mais jovens com a natureza e a vida numa quinta, através da participação em atividades divertidas e educativas! Neste momento, estão abertas as inscrições para grupos de jardim de infância, de idade escolar e outros, através de formulário online (em https://bit.ly/QtaPedagogicaAPCC), por telefone (239 802 820) ou e-mail (quinta.pedagogica@apc-coimbra.pt, preenchendo e enviando o Pedido de Visita de Estudo disponível em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254). Neste link encontram ainda a informação completa sobre as atividades disponíveis.