fbpx

Brincar sem limites: APCC e Critical Software voltam a unir forças para adaptar (super)brinquedos

Quando se junta um serviço da APCC que tem como objetivo fazer cumprir o direito de todos a brincar e um grupo de engenheiros da Critical Software empenhados em pensar na inclusão de forma inovadora, sabemos que acontece algo de extraordinário. E sabemos isto porque já em 2016, 2018 e 2019 a nossa Oficina do Brinquedo promoveu ateliês de adaptação de brinquedos com profissionais daquela empresa, mas também porque esta iniciativa voltou a repetir-se ontem, mais uma vez com o espírito de colaboração e o entusiasmo como notas dominantes.

Lançado o desafio “Fika a Brincar”, no âmbito do Fikalab (o laboratório de criatividade da Critical Software), a sede da empresa foi ‘tomada’ por verdadeiros ‘doutores brinquedos’, especialistas em manusear um alicate, em soldar fios elétricos, em aparafusar e desaparafusar ou em descodificar intricadas ligações elétricas, que se dedicaram a criar verdadeiros super-brinquedos, ou seja, brinquedos aptos para serem utilizados por qualquer criança ou jovem!

A sessão decorreu dividida em duas partes: na primeira, os engenheiros receberam formação especializada sobre a importância do brincar, as particularidades dos brinquedos e as adaptações necessárias; na segunda, lançaram-se ao trabalho, sempre com a orientação de dois técnicos da Oficina do Brinquedo da APCC e do Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral. E, nas suas mãos, houve robôs saltitões, foguetões lampejantes, pandas apressados ou carros velosíssimos que ganharam nova vida!

Os brinquedos adaptados neste ateliê – e aqueles em cuja adaptação os colaboradores da Critical Software continuarão a trabalhar, no seu tempo pessoal, ao longo dos próximos dias – irão integrar o espólio da Oficina do Brinquedo, que é integralmente colocado à disposição dos utentes da Associação e suas famílias, mas também da comunidade escolar, através de um sistema de requisição.

Na Oficina do Brinquedo da APCC, brinquedos, jogos, livros e outros materiais lúdico-pedagógicos e de estimulação são adaptados ou criados de raiz, para que possam ser utilizados por qualquer criança ou jovem. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=330.

A Critical Software é uma empresa multinacional de tecnologia, fundada em 1998 e especializada no desenvolvimento de soluções de software e fornecimento de serviços de engenharia para suporte a sistemas críticos e confiáveis, orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas. Colabora com clientes internacionais em setores tão diversos como o espaço, aeronáutica, energia, defesa, finanças, e-commerce, dispositivos médicos e transportes e é uma Benefit Corporation, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade, social e ambiental, e transparência no desenvolvimento de negócios para o bem comum.