fbpx

Por uma manhã, a Oficina do Brinquedo abriu uma ‘filial’ em Condeixa (e as crianças da EB1 deram uma ajuda preciosa)!

Parece impossível, mas ontem a APCC ajudou a formar 200 pequenos ‘doutores brinquedos’! Podia ser uma entrada do Livro Guinness dos Recordes, mas foi, na verdade, uma série de pequenos ateliês da Oficina do Brinquedo na Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova, onde duas centenas de crianças do ensino básico e do pré-escolar puderam ver como se transformam brinquedos para que todos possam brincar!

O interesse foi uma constante, até porque parte de cada sessão foi dedicada a explicar a importância do brincar – algo com que o público em causa não teve qualquer dificuldade em concordar – e como este é um direito de qualquer criança, de qualquer pessoa. Mas o grande entusiasmo chegou com cada demonstração prática, tanto dos brinquedos adaptados, como dos jogos ampliados! É que não faltaram mesmo voluntários para experimentar!

E como valiosos e imprescindíveis assistentes nesta dinâmica estiveram os alunos da EB1 da APCC, que puderam mostrar os seus tipos de brinquedos preferidos e as adaptações necessárias e indicadas para cada um, mas também partilhar a alegria que advém do prazer da brincadeira – que, no final de contas, difere muito pouco de criança para criança, qualquer que ela seja!

Na Oficina do Brinquedo da APCC são adaptados ou criados de raiz brinquedos, jogos e outros materiais lúdico-pedagógicos e de estimulação, para que possam ser utilizados por qualquer criança ou jovem. Estes recursos são disponibilizados aos utentes da Associação e suas famílias, mas também à comunidade escolar, através de um sistema de requisição. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=330.