fbpx

Projeto Estúdio quer que escolas e instituições criem teatro: tem à venda livro que pode ser inspiração e ainda dá assessoria a quem o comprar!

“Cem Linhas” começou por ser um espetáculo nascido de um livro que muitos conhecem (“Eu espero”, de Davide Cali e Serge Bloch), foi também uma oficina e ainda voltou ao formato de conjunto de folhas de papel, então já uma espécie de compilação e manual. Nesta obra, nascida da capacidade do Projeto Estúdio (um dos grupos de teatro da APCC) de transformar a literatura em momentos performativos, encontram-se poemas capazes de inspirar e desafios para ultrapassar. Se daqui poderão nascer mais espetáculos, cabe ao leitor decidir!

É esse repto que o Projeto Estúdio lança agora a instituições, a escolas e bibliotecas escolares, a outros coletivos artísticos: que adquiram “Cem Linhas – Notas para um Espetáculo” e dele retiram inspiração – e, eventualmente, pistas – para criar novas peças, performances ou oficinas. E esta é mesmo uma oportunidade a não perder: por cada livro vendido, o Projeto Estúdio compromete-se também a ser um parceiro para a criação!

Assim, cada exemplar será acompanhado pela indicação de um endereço de e-mail exclusivo, através do qual será possível entrar em contacto direto com a equipa do Projeto Estúdio. Dessa forma, será possível solicitar conselhos, tirar dúvidas, pedir sugestões ou simplesmente partilhar ideias, contando assim com um apoio precioso na construção dos novos projetos artísticos.

Para adquirir “Cem Linhas – Notas para um Espetáculo” (cada livro tem o preço de 5 euros), os interessados só precisam de enviar uma mensagem para projetoestudio.apcc@gmail.com. Depois de acertados os pormenores, bastará folhear as páginas, permitir-se ser inspirado e – contando com o apoio do Projeto Estúdio – preparar-se para a estreia!

E esta é uma assessoria com resultados mais do que comprovados, uma vez que o Projeto Estúdio já criou espetáculos e oficinas que levou perante diversos tipos de públicos, desde os insuspeitos transeuntes da Baixa de Coimbra, aos alunos de escolas básicas e secundárias ou aos utentes de instituições que trabalham na área da deficiência. Já para não falar de que o trabalho desenvolvido pelo grupo já foi apresentado perante profissionais das artes visuais e performativas ou da educação.

O percurso deste coletivo fala por si: depois de “Cem Linhas”, foi responsável pela abertura da Loja de Vender Poetas (inspirada em “Vamos comprar um poeta”, de Afonso Cruz) e da Loja de Vender FI (sobre o elixir que faz falta na nossa vida), concretizou o ciclo ‘Primaverar’ (que partiu do verbo inventado por Tolentino de Mendonça em “Que coisas são as nuvens”), em que criou espetáculos que foram apresentados nas livrarias que acolhiam os livros que os suscitaram, estando atualmente a levar a cabo o projeto “Uma sombra é para…”, em que parte da ideia e do(s) significado(s) de sombra para aprofundar o conceito de oficinas-espetáculos inspirados pela literatura e para criar produtos multimédia.

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. É desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.