fbpx

Inclusão, ambiente e desporto: utentes da APCC participaram em atividade de plogging em Miranda do Corvo

Foi um testemunho da possibilidade efetiva de conciliar num mesmo evento fatores que são decisivos para a construção de uma sociedade melhor: a inclusão social, a consciencialização ambiental e a prática desportiva. No passado dia 8 de dezembro, decorreu em Miranda do Corvo mais uma edição do Evento de Plogging Inclusivo, promovido pela Associação Abutrica, que contou com a participação de um grupo de utentes das unidades residenciais da APCC!

Para quem não conhece, plogging é uma atividade que combina correr com apanhar lixo – fundindo os verbos suecos plocka upp (apanhar) e jogga (correr) no novo verbo plogga – e que, neste caso, foi mesmo focada na vertente de limpeza dos espaços públicos. Mas não foi preciso aprender nenhuma língua estrangeira para conseguir demonstrar o poder das iniciativas comunitárias, mas também a importância de estas serem abertas à participação de todos.

Na verdade, ‘bastou’ o entusiasmo, a energia e a motivação dos residentes do Lar de Apoio e do Lar Integrado e dos colaboradores daquelas unidades residenciais e do Departamento de Educação Física e Desporto, que os acompanharam, bem como de todos – crianças e adultos – que com eles ajudaram a fazer a diferença. E assim, o III Evento de Plogging foi sobretudo uma contribuição para um futuro mais consciente e solidário!

As unidades residenciais da APCC asseguram diferentes tipos de respostas aos utentes da Associação: o Lar de Apoio acolhe crianças e jovens (entre os 6 e os 16 anos) com necessidades educativas específicas, enquanto o Lar Integrado e o Lar Residencial disponibilizam alojamento prioritariamente àqueles que frequentam as respostas sociais da instituição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.