fbpx

APCC convidada a apresentar o revolucionário caso dos 5ª Punkada em encontro nacional sobre mediação cultural

Territórios Públicos é um encontro nacional, que se realiza anualmente em Ílhavo e onde se promove um espaço de partilha de conhecimentos e de experiências relativas à mediação cultural e aos serviços educativos. Na edição deste ano, a APCC foi convidada para apresentar um projeto que a organização considera, pela sua génese transformadora e inconformada, um caso de boas práticas: a banda pop/rock 5ª Punkada.

Assim, no painel da tarde do dia 1 de fevereiro, será destacado o trabalho realizado pela Associação no domínio nas artes e, em particular, a experiência daquele coletivo musical – uma dimensão que será explorada por Paulo Jacob, guitarrista do grupo e musicoterapeuta – numa conversa que terá lugar Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre e onde se pretende pensar a forma como a cultura se relaciona com a resistência enquanto revolução contínua (os 5ª Punkada, recorde-se, têm como lema “Pôr toda a gente a dançar e iniciar uma revolução!”).

O encontro Territórios Públicos é um espaço de reflexão, mas tem também uma vertente mais prática através de oficinas e performance: nesta sua sexta edição, além de um debate sobre cultura e liberdade e do painel sobre casos de boas práticas, promovem-se três oficinas, sob o tema da liberdade e da memória, e apresenta-se um espetáculo que reflete sobre o anticiganismo ao longo da história. O programa completo e o formulário de inscrição estão disponíveis em www.23milhas.pt/edicao/territorios-publicos-2024. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.

Os 5ª Punkada iniciaram o seu percurso no final de 1993 e têm uma história feita de mais de 300 atuações ao vivo, em Portugal e no estrangeiro, de muitas canções originais e algumas versões, de um disco gravado (mas nunca editado) e de um outro disco, lançado no final de 2021 e chamado “Somos Punks ou Não?” Depois deste marco, seguiram-se um documentário (selecionado pela WOMEX), uma digressão por várias cidades portuguesas, a estreia em festivais de verão, uma nomeação para os Prémios Play, um livro de fotografias por Valter Vinagre, um Prémio Acesso Cultura, um convite dos Coldplay para partilhar o palco num concerto da tour mundial daquele grupo britânico, a primeira digressão europeia, um outro documentário… E a lista continua a aumentar, agora que preparam um novo disco.

A música é uma das várias áreas artísticas desenvolvidas na APCC, tal como o teatro ou as artes plásticas. No âmbito do Departamento de Música, são realizadas intervenções ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.