fbpx

APCC partilhou experiências no âmbito de colaboração em projeto internacional sobre competências digitais e empregabilidade

No final da passada semana, a APCC marcou presença no Seminário “Learning Opportunities for AwBCD”, organizado pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia no âmbito do Projeto Link, uma iniciativa internacional que visa permitir que jovens adultos com deficiência intelectual desenvolvam as suas competências digitais e de empregabilidade, participem ativamente na sociedade e entrem no mercado de trabalho. O encontro teve lugar no Museu do Vinho da Bairrada e a Associação teve oportunidade de apresentar o balanço do seu envolvimento no projeto.

Em concreto, e sendo a APCC um dos parceiros associados do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi explicado o trabalho que tem vindo a ser realizado na implementação das estratégias apontadas ao longo do desenvolvimento do projeto, tanto através da formação de técnicos da instituição, como do desenvolvimento de atividades junto dos utentes da Formação Profissional no sentido de lhes fornecer ferramentas, nomeadamente na área digital, que permitam uma melhor integração no ambiente laboral.

A participação da Associação neste projeto representa ainda mais uma possibilidade de ação tendo em vista o objetivo de construir uma sociedade inclusiva, justa e participativa, onde todos contam, aproveitando as oportunidades que os percursos educativos inovadores podem representar. O Projeto Link – LearnIng OpportuNities on Digital and Employability sKills for Young Adults with Behavioural and Cognitive Disabilities junta parceiros de Portugal, Itália, Lituânia, Espanha e Bulgária, sendo cofinanciado pelo programa Erasmus+.

O Centro de Formação da APCC dá resposta a pessoas em situação de desvantagem, com ou sem deficiência, oferecendo soluções com saídas profissionais e certificação académica em diversas áreas, através de cursos que implicam um apoio personalizado em termos pedagógicos e sociais e a possibilidade de certificação académica pelo Centro Qualifica da Associação. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a respetiva página Web.