fbpx

Federação doou aparelhos à equipa de râguebi da APCC e esse foi o mote para um dia que até incluiu uma guarda de honra à Seleção!

Foi um dia para nunca mais esquecer: um grupo de jogadores da equipa de râguebi da APCC viajou, na passada sexta-feira, até Oeiras e, além de ficar a conhecer o centro de treino da modalidade no Centro de Alto Rendimento do Jamor e outras valências do Estádio Nacional, teve a oportunidade de sentir as emoções de um jogo internacional e conviver com outros atletas, a quem cabe a honra de defender as cores nacionais.

A oportunidade surgiu a propósito da doação, por parte da Federação Portuguesa de Rugby, de um conjunto de ergómetros, mas esse foi só o ponto de partida… Depois da visita guiada pelas instalações, os utentes conheceram a jogadora Daniela Correia, capitã da Seleção Nacional feminina, então a preparar o jogo próximo com a Suécia – e pode dizer-se que a equipa da Associação foi amuleto, pois Portugal viria a conquistar nesse encontro a sua primeira vitória num Europeu feminino!

Depois, foi a vez de ir até ao Estádio Universitário de Lisboa, para assistir ao jogo particular entre a Seleção A de Portugal e os Ireland Clubs, mas o ponto alto aconteceu provavelmente antes do apito inicial do árbitro: coube aos jogadores da APCC fazer o corredor de entrada dos atletas em campo! Um momento emocionante e tão especial quando aquele em que juntaram as suas vozes a todas as outras que ajudaram a cantar o Hino Nacional! Foi o mesmo término ideal para uma grande experiência!

A doação de ergómetros pela Federação Portuguesa de Rugby, que a APCC agradece pela mais-valia que representa como ferramenta no plano da reabilitação física e treino, é também um reconhecimento do papel da equipa existente na instituição, a primeira equipa de ‘mixed ability rugby’ a ser criada em Portugal. O projeto de desenvolvimento da modalidade na APCC, coordenado pelo fisioterapeuta João Costa, visa quebrar barreiras no acesso ao desporto e tem vindo a trabalhar na ligação com outras instituições e na capacitação de técnicos, um objetivo que já levou, por exemplo, à criação e disponibilização de um manual com instruções e exercícios para passar da teoria à prática, que pode ser consultado ou descarregado em http://bit.ly/GuiaPraticoLineBreak.

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.