fbpx

Cidadania, direitos e deveres em foco, numa ação dirigida a formandos com parceiros interligad@s à APCC

Formandos e técnicos da APCC juntaram-se, no final da passada semana, a representantes de diversas instituições com intervenção na zona de Coimbra, para dar seguimento ao esforço que tem vindo a ser dinamizado no sentido de articular o trabalho realizado e atuar em rede. Esta ação, que decorreu sob a designação “Capacitar” e teve lugar na Quinta da Conraria, foi dirigida em particular aos formandos, com o objetivo de potenciar o seu envolvimento nas atividades formativas.

Na primeira parte da sessão, foi feita uma apresentação com conteúdos relativos a temas como a cidadania, direitos e deveres, com o foco a ser colocado no compromisso inerente à promoção de competências para a prossecução do projeto de vida de cada um dos envolvidos. Seguiu-se um espaço de debate, onde todos puderam expressar as suas opiniões e, em conjunto, delinear estratégias para aumentar a participação.

Esta iniciativa incluiu ainda um almoço – que contou com a colaboração dos cursos de Auxiliar de Cozinheiro(a) e Empregado(a) de Mesa e respetivas formadoras – que permitiu dar a conhecer estas áreas da Formação Profissional da APCC aos parceiros presentes, bem como reforçar a componente prática com que a Associação procura enriquecer os percursos formativos, à semelhança do que acontece regularmente com os Almoços Temáticos.

A ação “Capacitar” foi organizada pelo Departamento de Serviço Social da Formação Profissional da APCC e contou com a participação de instituições que têm vindo a trabalhar em rede sob a designação Interligad@s, nomeadamente a Assistência Médica Internacional (AMI), Associação Minha Gente, Cáritas Diocesana de Coimbra (com os projetos Centro Comunitário de Inserção, Farol, Sol Nascente e Reduz), Casa Abrigo Padre Américo e Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA).

Através da sua área de Formação Profissional, a APCC dá resposta a pessoas com ou sem deficiência. A Associação dinamiza cursos dirigidos a ativos empregados, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.