Nas últimas semanas, os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD) foram verdadeiros Phileas Fogg… ou antes, foram ainda mais aventureiros do que o protagonista do livro de Júlio Verne “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, porque só precisaram de dez dias para cumprir a tarefa de percorrer o planeta! Fez tudo parte das Atividades de Verão daquelas duas respostas da APCC, que marcaram os derradeiros dias antes das férias!
E agora um desafio: imaginem um globo terrestre e marquem connosco as diferentes paragens deste périplo… De passaporte na mão, a viagem começou na Índia, onde houve pintura com especiarias, dança ao estilo de Bollywood, tatuagens de henna e pintura de mandalas. Seguiram-se os Estados Unidos da América, onde se jogou e gritou “Viva Las Vegas!”, mas que motivaram também uma presença muito especial na Quinta da Conraria: a do Grupo Motard Milhafres do Campone!
E se já estava tudo extremamente animado, a alegria não diminuiu nem um pouco ao chegar à China, com a construção de dragões e lanternas de papel! Dali, seguiu-se para mais perto, com Espanha a dar o mote para dançar, para criar vibrantes e coloridos leques e para participar num quiz! Ainda em castelhano, seguiu-se para o México, onde se voltou a dançar, se realizou uma oficina de construção de maracas e se brindou com margaritas! Depois, voltou-se para Portugal, onde todos participaram num peddy-paper e, evidentemente, se fez um baile!
Mas a viagem não estava ainda terminada! Depois de uma pequena pausa para retemperar forças, os utentes – que, ao longo destas semanas, também puderam assistir a sessões de cinema e dar uns mergulhos na Praia Fluvial do Rebolim – ainda ‘viajaram’ até Itália (onde não podia falar pizza e spaghetti) e foram a África (para dançar e construir pulseiras de missangas e máscaras africanas), antes de um último dia dedicado a uma “Festa no Aeroporto”, que serviu para dizer «Boas férias e até breve!» Feito o balanço, bem que as Atividades de Verão de 2021 davam um livro!
O CACI e o CAARPD são duas das respostas sociais da APCC: o primeiro promove a autonomia, a vida independente e a valorização pessoal, enquanto o segundo apoia pessoas que, transitória ou definitivamente, se encontram impossibilitadas de frequentar outro tipo de estruturas.