fbpx

Margarida Pimenta esteve no «Chá das Seis»

_MG_4083

A 29 de maio

Margarida Pimenta, coordenadora do Semi-Internato da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, foi a oradora do «Chá das Seis» de 29 de maio, iniciativa que decorreu no Centro de Reabilitação. «A essência do diálogo» foi o tema escolhido.

Margarida contou à equipa de voluntariado o seu percurso na instituição, assim como o impacto da APCC na sua vida. Com ela estiveram Alexandra Dinis e Hugo, mãe e filho acompanhados pela equipa coordenada por esta assistente social. A sessão ficou marcada pela partilha de vivências profissionais e pessoais. Refletiu-se sobre o impacto do voluntariado na instituição e na vida de quem o pratica.

O «Chá das Seis» é uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado que começou em Março de 2012. Decorre, geralmente, na última semana de cada mês. Pretende ser um espaço de diálogo e convívio entre voluntários, clientes, pais e colaboradores da APCC.

 

Texto introdutório da sessão

Ela é perfeccionista e muito organizada, características que a definem enquanto pessoa e profissional. Margarida Pimenta é a coordenadora do Semi-Internato, resposta que se dirige a crianças e famílias que frequentam o Centro de Reabilitação da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.

Formou-se assistente social no Instituto Superior Bissaya Barreto, instituição que, pese embora realizasse visitas educativas ao exterior, não promovia o contacto dos alunos com a deficiência. Margarida conheceu, por isso, esta realidade através de uma colega em estágio na Quinta da Conraria. O diálogo que estabeleceram despertou-a. Experimentou, ainda, a sensação de acompanhar diariamente alguém com deficiência, em colónias de férias da Torreira.

A deficiência acabou por marcá-la a ponto de escolher fazer estágio na Quinta da Conraria. A adaptação foi fácil até porque, segundo ela, sentiu que lhe deram valor. Também Margarida foi voluntária na APCC. Fez voluntariado no Gabinete de Projectos, após ter terminado o curso.

Eis que surgiu uma oportunidade para trabalhar nos Açores. Ligada que era(é) à família hesitou e a oportunidade para integrar a equipa da APCC não tardou. Entrou para a equipa de Semi-Internato em Setembro de 1997.

Foi mãe, pela primeira vez, há seis anos. Tem dois filhos. Todos os dias lhes pergunta como correu a escola e o dia. Também, ela lhes fala de como correu o seu trabalho e o seu dia. Ou seja, a deficiência faz parte da vida do Tomás e da Sofia, mesmo que indiretamente.

O diálogo é uma constante na vida de Margarida, uma mãe e profissional atenta e dedicada aos seus e àqueles com quem trabalha. A acompanhá-la, hoje, está Alexandra Dinis, a mãe do doce e sorridente Hugo. Alexandra e Hugo são uma das famílias que acompanha, aqui, no Centro de Reabilitação.