fbpx

Conheça os oradores e moderadores do II Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”

oradoresDepois do sucesso do I Seminário, em 2013, a APCC organiza agora o II Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”. A iniciativa, que tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá no dia 6 de junho, a partir das 09H00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Terá como temas em análise “A transição para a vida pós-escolar” (10H00-10H45), “Criando condições para o sucesso” (11H00-12H30), “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00-15H30) e “Uma sociedade que cria Inclusão” (15H45-17H15), divididos pela conferência de abertura e por três conferências e painéis de discussão.

Pode agora ficar a conhecer todos os oradores e moderadores que estarão presentes e os respetivos percursos e interesses:

Vitoria Soriano
Diretora adjunta da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva.
Psicóloga, trabalhou no Departamento para Pessoas com Deficiência e no Departamento para a Proteção da Juventude do Ministério dos Assuntos Sociais em Espanha. Integrou a equipa de especialistas designada pela Comissão Europeia para o apoio técnico aos segundo e terceiro programas de ação para as pessoas com deficiência.
Proferirá a conferência “A transição para a vida pós-escolar” (10H00).

José Correia Lopes
Coordenador dos Serviços Educativos da APCC
Doutorado em Psicologia, é docente de educação especial, especializado em deficiência mental e motora. Foi diretor de serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar na Direção Regional de Educação do Centro e coordenador educativo de Leiria.
Será moderador da conferência “A transição para a vida pós-escolar” (10H00) e participará no painel “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00).

Célia Sousa
Docente e coordenadora do Centro de Recursos para Inclusão Digital na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Doutorada em Ciências da Educação, é diretora da Plataforma Social do Território do Instituto do Território e membro do Conselho Científico do Instituto do Território. Presta assessoria cientifica aos centros TIC do Ministério da Educação da Zona Centro e à Associação de Autismo de Leiria.
Participará no painel “Criando condições para o sucesso” (11H00).

Jerónimo de Sousa
Diretor do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia.
Licenciado em Filosofia, com formação avançada em Gestão de Recursos Humanos. No CRPG coordena estudos, projetos e consultoria na área das deficiências e incapacidades, da liderança e gestão organizacionais, gestão da qualidade, modelos e metodologias de intervenção em serviços sociais e de reabilitação. Foi presidente da EPR – European Platform for Rehabilitation e membro da Comissão para a Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade na Educação e do Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.
Participará no painel “Criando condições para o sucesso” (11H00).

Marcella Turner-Cmuchal
Diretora de Informação e Divulgação da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva.
Estudou Psicologia e desde 2002 que tem vindo a trabalhar na área da acessibilidade e usabilidade da informação para pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Tem liderado projetos ligados à Aprendizagem ao Longo da Vida, coordenando atualmente um programa que visa desenvolver orientações práticas para produzir informação acessível na aprendizagem.
Participará no painel “Criando condições para o sucesso” (11H00).

Vera do Vale
Docente na Escola superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
Doutorada em Psicologia da Educação, efetuou nesse âmbito o primeiro estudo em Portugal com o programa “Anos Incríveis” para professores. Trabalhou em várias equipas de Educação Especial Integrada e também em Intervenção Precoce, como elemento de equipas de intervenção direta. Recebeu em 2002 o prémio da Asociación Mundial de Educadores Infantiles como vencedora do concurso “El libro de los contos del mundo”.
Será moderadora do painel “Criando condições para o sucesso” (11H00).

Carlos Carona
Psicólogo clínico na APCC.
Doutorado em Psicologia Clínica, é investigador do CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É ainda docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental.
Participará no painel “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00).

Célia Fernandes
Formadora na Pais m Rede, na vertente de trabalho com famílias.
Doutorada em Psicologia, na especialidade d Reabilitação, é ainda coordenadora e gestora de caso da Escola de Produção e Formação Profissional da Fundação LIGA. Foi docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, tendo ainda trabalhado nas áreas da pedagogia e psicologia.
Participará no painel “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00).

Abílio Cunha
Presidente da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
Atual vice-presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, lidera a APPC desde a sua criação, após a extinção do Núcleo Regional Norte da Associação Portuguesa d Paralisia Cerebral. Foi ainda um dos criadores da secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto.
Será moderador do painel “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00).

Idália Serrão
Deputada à Assembleia da República.
Foi secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação nos XVII e XVIII Governos Constitucionais. Na Assembleia da República, integra a Comissão de Segurança Social e Trabalho, sendo ainda vereadora na Câmara Municipal de Santarém. Frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional. Foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, atribuída pela Ordem Internacional da Fraternidade Brasil Portugal.
Participará no painel “Uma sociedade que cria inclusão” (15H45).

Marcelina Souscheck
Co-fundadora do grupo Pais 21.
Mestre em Ciências da Comunicação, trabalhou vários anos como jornalista. O nascimento da terceira filha, portadora de Trissomia 21, levou-a à criação, com outra mãe, do grupo Pais21. Integrou a representação ativa dos “Pais pela Inclusão”, que se mobilizou para influenciar uma alteração da legislação da educação especial em Portugal.
Participará no painel “Uma sociedade que cria inclusão” (15H45).

Álvaro Laborinho Lúcio
Antigo ministro da Justiça.
Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, é um dos mais lembrados ministros da Justiça em Portugal, tendo exercido essa função nos XI e XII Governos Constitucionais. Foi juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, deputado e docente universitário, entre vários outros cargos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte (Espanha) e com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo (Portugal). Preside atualmente ao Conselho Geral da Universidade do Minho.
Participará no painel “Uma sociedade que cria inclusão” (15H45).

Amélia Loureiro
Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas, especializou-se em Gestão da Formação e Administração Educacional. Docente desde 1989, conta já com 14 anos de experiência em órgãos de gestão escolar.
Será moderadora do painel “Uma sociedade que cria inclusão” (15H45).

Mais informação sobre o II Seminário “Educação, Inclusão e Autodeterminação” em www.facildeaprender.pt/seminario.html.

 

NOTA IMPORTANTE: Devido a um impedimento de última hora, a ex-secretária de Estado Idália Serrão não vai poder marcar presença no II Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”. O painel “Uma sociedade que cria inclusão” contará, no entanto, com a participação de Rui Coimbras.

Rui Coimbras
Membro do Conselho Geral da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.
Com um percurso académico e de investigação científica que o levou à Universidade de Lisboa e ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Rui Coimbras tem uma carreira profissional dividida por grandes instituições e empresas nacionais e multinacionais. É atualmente gestor de projeto na IBM.
Participará no painel “Uma sociedade que cria inclusão” (15H45).

 

oradores