fbpx

Especialistas nacionais e internacionais discutem a importância da inclusão para o sucesso pós-escolar

seminárioO ex-ministro Álvaro Laborinho Lúcio e a diretora adjunta da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, Victoria Soriano, são dois dos especialistas nacionais e internacionais que vão estar em Coimbra, no dia 6 de junho, para falar sobre educação e o que acontece após o percurso escolar mas, sobretudo, para discutir a importância da inclusão no desenho de um projeto de vida de sucesso e como aquela é encarada pela sociedade.

O II Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”, organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) com o apoio da fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá a partir das 09H00 e até cerca das 17H30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Terá como temas em análise “A transição para a vida pós-escolar” (10H00-10H45), “Criando condições para o sucesso” (11H00-12H30), “Operacionalização de estratégias de sucesso” (14H00-15H30) e “Uma sociedade que cria Inclusão” (15H45-17H15), divididos pela conferência de abertura e por três conferências e painéis de discussão.

A sessão de abertura (09H00) contará com as presenças do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Egídio Reis, do presidente da APCC, Antonino Silvestre, da deputada coordenadora do Grupo de Trabalho da Educação Especial, Margarida Almeida, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e do delegado regional do IEFP, Pedro Amaro. O seminário será encerrado pela vice-presidente da APCC, Fátima Januário (17H15).

Além de Laborinho Lúcio e Victoria Soriano, serão também oradores Célia Sousa (docente e coordenadora do Centro de Recursos para Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria), Jerónimo de Sousa (diretor do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia), Marcella Turner-Cmuchal (diretora de Informação e Divulgação da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva), Carlos Carona (psicólogo clínico na APCC), Célia Fernandes (formadora na Pais em Rede), José Correia Lopes (coordenador dos Serviços Educativos da APCC), Marcelina Souscheck (co-fundadora do grupo Pais 21) e Rui Coimbras (membro do Conselho Geral da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral).

Os moderadores das sessões serão Vera do Vale (docente no Instituto Politécnico de Coimbra), Abílio Cunha (presidente da Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e Amélia Loureiro (diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro).

É a segunda vez que a APCC organiza este seminário, tendo a primeira edição decorrido em setembro de 2013, com cerca de 400 participantes.

O II Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação” está integrado no programa das comemorações dos 40 anos da APCC, que incluiu já a realização do “Coimbra a Brincar” ou do concerto da orquestra de samples Ligados às Máquinas. Até ao final de 2015, terão ainda lugar a celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral (20 de outubro), que este ano decorrerá em Coimbra, ou um grande seminário internacional sobre paralisia cerebral (25 de novembro), entre outras iniciativas.

seminário