fbpx

Encerradas as inscrições para Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica

Curso HipoterapiaJá não é possível inscrever-se para o Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica (nível 1) que a APCC vai organizar entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. Foram preenchidas todas as vagas disponibilizadas para esta formação dirigida a profissionais ligados à saúde, profissionais ligados ao domínio equestre, profissionais socioeducativos ou quaisquer pessoas que desejem adquirir uma especialização nesta área.

Serão formados acompanhantes qualificados nas atividades equestres com intenções terapêuticas, educativas, desportivas ou de lazer, orientadas sob a responsabilidade de uma pessoa qualificada. Este nível não exige prática de montar a cavalo.

O Curso de Hipoterapia/Equitação Terapêutica tem como objetivo permitir a prática de atividades a cavalo com pessoas portadoras de deficiência, proporcionando a aquisição de conhecimentos em diversas áreas, nomeadamente:
– Das indicações e contraindicações, assim como a aquisição das medidas de segurança a tomar em consideração;
– Do desenvolvimento de uma prática e as escolhas técnicas desta atividade;
– Do domínio equestre (tratamentos quotidianos, etiologia, utilização do cavalo a pé);
– Das atividades adaptadas (papel e função do acompanhante no projeto e no desenvolvimento de uma sessão adaptada, das técnicas de montar, das práticas de guia adaptada);
– Conhecimentos gerais (teoria sobre a comunicação, o desenvolvimento da criança e do adolescente, elementos de compreensão, estudo de caso e seu fundamento num projeto pedagógico adaptado).

Com a duração total de 40 horas, as sessões do curso terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas), entre as 09H00 e as 13H00 e entre as 14H00 e as 18H00. O programa pode ser consultado em http://bit.ly/cursohipoterapia_programa.

Curso Hipoterapia