fbpx

Inscrições abertas para a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral e candidaturas à apresentação de posters

Conferência InternacionalNo dia 25 de novembro, a APCC levará a cabo a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral, com que assinala os seus 40 anos e pretende estimular a discussão e a reflexão em torno de diferentes questões relacionadas com este tema e que dizem respeito a pessoas com paralisia cerebral, familiares, cuidadores, médicos, educadores e técnicos.

Será um momento de troca de experiências e conhecimentos, juntando especialistas nacionais e internacionais e abordando matérias como a neuroplasticidade, a qualidade de vida ou a sexualidade, entre outras.

Sendo de potencial interesse para um público alargado, a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral é dirigida em particular a pessoas com paralisia cerebral, pais, terapeutas, psicólogos, técnicos de serviço social, profissionais de reabilitação, médicos, enfermeiros, professores e educadores.

As inscrições estão já abertas e podem ser feitas preenchendo a ficha de inscrição disponibilizada com o desdobrável da Conferência (onde encontra também o programa completo) e enviando-a por correio normal para APCC, Rua Garcia de Horta – Vale das Flores, 3030-188 Coimbra, ou por correio eletrónico (preenchida e digitalizada) para conf40@apc-coimbra.pt. Quaisquer dúvidas podem também ser esclarecidas através dos telefones 239792120 e 239792230, ou do fax 239792129.

A data limite para as inscrições é o dia 21 de novembro (anexando a cópia do comprovativo de pagamento) e estas têm um custo de 10 euros para sócios de associações de paralisia cerebral e estudantes e de 20 euros para outras pessoas. Para pessoas com paralisia cerebral e pais a inscrição é gratuita.

 

EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE POSTERS

Paralelamente, os interessados podem candidatar-se à exposição de posters no espaço da Conferência Internacional – Paralisia Cerebral, com os quais a organização pretende permitir a divulgação de projetos e iniciativas de natureza científica ou técnica na área da paralisia cerebral, relacionados com as temáticas em discussão.

Podem candidatar-se à apresentação de posters médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, estudantes da área da saúde ou que desenvolvam trabalhos de investigação na área da paralisia cerebral, bem como investigadores e outros profissionais.

Os seis melhores posters serão selecionados para serem apresentados durante a Conferência.

Pode saber mais pormenores consultando o documento com as normas de elaboração dos posters (por favor tenha em conta que, dado os vários pedidos nesse sentido, o prazo limite para o envio dos resumos dos posters é agora o dia 6 de novembro).

 

PROGRAMA COMPLETO

09H00 – Sessão de Abertura

09H30 – Implications of Neuroplasticity on Cerebral Palsy Management
Bernard Dan (Hôpital Universitaire des Enfants Reine Fabíola – Bélgica)
Moderador: Luis Borges (Neuropediatra, APCC)

10H30 – Pausa para café

10H45 – Cerebral Palsy Treatment, Planning and Intervention
Margareth Mayston (Department of Physiology, University College, Reino Unido)
Moderador: Maria da Graça Andrada (Neuropediatra, doutorada em Paralisia Cerebral)

11H45 – A Anca na Paralisia Cerebral
Inês Balacó (Serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico- CHUC)
Moderador – Deolindo Pessoa (Ortopedista, APCC)

12H30 – Debate

13H00 – Almoço

14H30 – Sexualidade na Deficiência
Ivone Félix (CERCIOEIRAS)
Moderador: Allen Gomes (Psiquiatra)

15H30 – Debate

15H45 – Sessão de Posters
Moderador: Olavo Gonçalves (Neuropediatra, APCC)

16H30 – Pausa para café

16H45 – Disability, Quality of Life and Disadvantage
Jan Wallander (Professor de Ciências da Psicologia, University of California, EUA)
Moderador: Carlos Carona (Psicólogo, APCC)

17H45 Sessão de Encerramento

Conferência Internacional