fbpx

António Marques é um dos embaixadores de ‘Coimbra Cidade Europeia do Desporto 2017’

Coimbra formalizou na passada quarta-feira a sua intenção de ser a Cidade Europeia do Desporto em 2017, tendo na altura sido revelada a lista de embaixadores da candidatura, composta por desportistas de Coimbra de grande notoriedade. Um deles é António Marques, o atleta que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia em todo o mundo, e que representa a APCC.

António Marques tem a acompanhá-lo nesta missão outros grandes nomes, como o piloto Filipe Albuquerque, a canoísta olímpica Beatriz Gomes ou o futebolista Zé Castro, sendo o único representante do desporto para pessoas com deficiência, uma circunstância que o enaltece ainda mais, bem como à APCC.

O currículo de António Marques, no entanto, mais do que justifica esta designação: em termos individuais, já foi vice-campeão paralímpico (2008), mundial (2002), europeu (2005) e intercontinental (2015), juntando-se a estes títulos diversas medalhas por equipas em Jogos Paralímpicos, Europeus e Mundiais. Ainda recentemente, o atleta da APCC contribuiu para garantir a qualificação da equipa BC1/BC2 de Portugal para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Tendo entrado para a APCC com 14 anos, António Marques iniciou a sua carreira desportiva praticando boccia e atletismo (foi, durante bastante tempo, recordista mundial de lançamento em altura). Participa em competições internacionais de boccia desde 1986.

A candidatura de Coimbra a Cidade Europeia do Desporto 2017 será agora analisada e avaliada, sendo a decisão final anunciada oficialmente no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Se sair vencedora, Coimbra será a quinta cidade portuguesa a obter essa distinção.