fbpx

António Marques integra Seleção Nacional que vai competir no Campeonato do Mundo de Boccia

A Seleção Nacional de Boccia viaja hoje para Pequim, a fim de disputar o Campeonato do Mundo de Boccia 2016 (categorias individuais) e o atleta António Marques, da APCC, é um dos dez representantes das cores nacionais. Aquele que é o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais será um dos mais consagrados a marcar presença na China, ocupando atualmente o nono lugar do ranking mundial BC1.

A acompanhá-lo, completando a comitiva representativa da APCC, vai estar, como é habitual, o treinador Emílio Conceição. Esta é a última prova de qualificação para as categorias individuais dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, evento no qual António Marques já garantiu presença enquanto membro da equipa BC1/BC2.

Do currículo de António Marques consta já um título de vice-campeão mundial, conquistado em 2002, resultado semelhante aos alcançados nos Jogos Paralímpicos de 2008, no Campeonato Europeu de 2005 e na Taça Intercontinental de 2015. De destacar ainda vários títulos e medalhas por equipas naquelas competições e diversos títulos nacionais, tanto a nível individual como coletivo.

Noutra nota relacionada com a APCC, é de referir também que o Delegado Técnico deste Campeonato do Mundo é Joaquim Viegas, um dos pioneiros do desporto para pessoas com deficiência em Portugal e que foi o primeiro professor de desporto na Associação.

A edição deste ano do Campeonato do Mundo de Boccia contará com a participação de 137 atletas de 31 países. Os procedimentos prévios decorrem até ao dia 20 de março, com as provas propriamente ditas a serem disputadas entre os dias 21 e 25.

A APCC está fortemente ligada à história do boccia em Portugal, pois esta modalidade foi introduzida no nosso país em 1983, durante um curso organizado pela Associação. Desde 1984 que a APCC participa regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos, em provas individuais e de equipa, e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais.