fbpx

No Campeonato da Europa de Natação Adaptada, José Costa foi mais rápido do que nunca

Quatro provas, três recordes pessoais batidos e uma estreia em competições internacionais que foi uma experiência que José Costa nunca esquecerá. O nadador da APCC participou no Campeonato da Europa de Natação Adaptada, que se disputou entre 30 de abril e 7 de maio no Funchal, e cumpriu o objetivo que tinha estabelecido à partida: superar-se e fazer os seus melhores resultados de sempre.

Nos 100 metros bruços, Toni – como é conhecido por todos – foi mais de três segundos mais rápido do que o seu recorde pessoal e melhorou mesmo o seu tempo de inscrição no Europeu em quase nove segundos, ao fazer 3:01.81. Já nos 50 metros costas, melhorou a sua marca anterior em 3,5 segundos, completando a prova em 1:03.29. E nos 100 metros livres, bateu mais uma vez o seu melhor tempo, ao completar a distância em 2:16.67.

Só na prova de 200 metros livres, disputada no primeiro dia de competição para José Costa, o resultado ficou aquém das expetativas, com o nervosismo da estreia a ser mais forte e a levar a um tempo de 4:45.46.

Além dos resultados em si, esta foi também a primeira oportunidade para José Costa se integrar numa Seleção Nacional numa prova continental e viver toda a emoção e espírito de equipa que uma competição deste género proporciona. Também a esse nível, acabou por ser uma experiência particularmente positiva.

José António Costa nasceu em Viseu há 31 anos e reside atualmente em Coimbra, no Lar Residencial da APCC, na Quinta da Conraria. Tendo começado a nadar apenas aos 19 anos, é atualmente um dos melhores nadadores portugueses da categoria S5/SB5 e é ainda detentor do recorde nacional dos 100 metros bruços em SB4. Fez história no Funchal ao tornar-se o primeiro nadador masculino da APCC a participar numa competição internacional.

A natação é uma das atividades na água desenvolvidas pela APCC e que incluem a adaptação ao meio aquático, a aprendizagem, a manutenção ou o treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.