fbpx

António Marques ajudou Portugal a conquistar bronze no último grande teste antes dos Jogos Paralímpicos

160620_APCC_AntonioMarques-OpenPovoaVarzim_thumbQuatro vitórias em cinco partidas valeram à equipa portuguesa BC1/BC2, que contou com o contributo do atleta da APCC António Marques, o terceiro lugar no Boccia World Open da Póvoa de Varzim, que se disputou entre os dias 13 e 19 de junho. Na fase de grupos, Portugal bateu a Eslováquia, a Noruega e a Polónia, sendo afastado nas meias-finais pelo Japão, mas conseguindo bater depois o Brasil no jogo que decidiu a medalha de bronze.

Na vertente individual, António Marques – que foi acompanhado pelo seu treinador Emílio Conceição – venceu três dos quatro primeiros jogos, conseguindo dessa forma passar a fase de grupos e os quartos de final, mas seria eliminado na meia-final para acabar a competição no quarto lugar.

Esta é a terceira medalha internacional conquistada pelo desportista da APCC em menos de um mês, depois de em maio ter participado no Fazaa World Open, no Dubai, onde obteve o primeiro lugar na prova de equipas e o terceiro na individual BC1.

Estes resultados abrem boas perspetivas para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, até porque a prova da Póvoa de Varzim foi o último teste dos atletas que constituirão a Seleção portuguesa no grande evento que decorrerá no Rio de Janeiro em setembro deste ano. Além disso, permitiram ainda acumular mais alguns importantes pontos para os rankings que definirão os participantes no próximo Campeonato do Mundo, em 2018.

António Marques atingirá no Brasil a sua sétima participação numa paralimpíada, onde defenderá o estatuto de um dos três atletas mundiais com mais medalhas conquistadas (seis no total). Atual oitavo classificado do ranking mundial BC1, é ainda o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

O Boccia World Open da Póvoa de Varzim decorreu no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim e contou com a participação de 21 países e 106 atletas, alguns dos quais se contam entre os melhores jogadores a nível mundial, que competiram em todas as categorias que farão parte do programa dos Jogos Paralímpicos. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

O boccia é uma das modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, que desde 1984 participa regularmente em competições nacionais de boccia, tendo conquistado mais de 30 títulos e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

160620_APCC_AntonioMarques-OpenPovoaVarzim