fbpx

Preparação da futura Bocciateca da APCC segue em bom ritmo

No âmbito do projeto de criação da primeira bocciateca do país, pelo qual a APCC foi premiada na última edição do Prémio BPI Seniores, têm vindo a ser dinamizadas diversas atividades que visam dá-lo a conhecer à população à qual se dirige, bem como divulgar a própria modalidade.

Foi o caso do I Encontro de Boccia Sénior da APCC, que decorreu no final do passado mês de maio, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, e que juntou seniores do Lar Integrado Dr. José Mendes Barros e do Ateneu de Coimbra. Mas as sessões de divulgação da Bocciateca da APCC não se ficam pelas instalações da instituição, e por isso foi também realizada uma atividade de apresentação da modalidade precisamente no Ateneu.

Paralelamente, tem vindo também a ser adquirido material diverso relacionado com a prática do boccia, que já começou a ser emprestado a instituições para dessa forma fomentar a realização de encontros e dinamizar outras atividades futuras.

O projeto da Bocciateca da APCC prevê a criação de um centro de recursos onde serão disponibilizados equipamentos desportivos e materiais relacionados com o boccia para utilização pela comunidade, bem como de um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição, em parceria com outras entidades.

Este projeto, dirigido a pessoas seniores e a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, mas que envolverá também voluntários da APCC e estudantes do Ensino Superior, foi um dos distinguidos na terceira edição do Prémio BPI Seniores (cuja entrega de galardões decorreu em outubro de 2015), que reconhece e apoia projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma das modalidades desportivas praticadas na APCC, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, tendo sido introduzido em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela Associação. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

160623_APCC_Bocciateca-Atividades