fbpx

Equipa portuguesa de boccia consegue bronze e António Marques torna-se recordista de medalhas paralímpicas

160912_apcc_jogosparalimpicos-boccia-equipa_thumbO atleta da APCC António Marques e os seus colegas da Equipa BC1/BC2 de Portugal em boccia conquistaram hoje a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos, que se estão a disputar no Rio de Janeiro. Para chegar ao pódio, Portugal teve de derrotar a equipa da Argentina (6-2), num jogo disputado esta tarde.

Foi o final de um percurso em que, depois de conseguido o apuramento na fase de grupos, os jogadores portugueses afastaram os anfitriões do Brasil nos quartos-de-final, falhando o acesso à final numa partida contra uma muito forte Seleção japonesa. Além de Marques, integraram a Equipa BC1/BC2 Abílio Valente, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira.

Esta é a sétima medalha em Jogos Paralímpicos alcançada por António Marques na modalidade de boccia e a oitava no total da sua carreira. Com mais esta conquista, torna-se no atleta mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas: duas de ouro, três de prata e duas de bronze, a que se junta uma medalha de bronze no atletismo (lançamento de precisão).

Marques, que é o praticante que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia em todo o mundo, vai agora competir no torneio individual da categoria BC1, com a sua primeira partida a realizar-se amanhã, pelas 17H30, contra uma atleta chinesa.

Oliveirinha (como é conhecido na comunidade do boccia) está a disputar os seus sétimos Jogos Paralímpicos: Seul 1988, Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e agora Rio de Janeiro 2016. A acompanhá-lo está o seu treinador de décadas, Emílio Conceição, também ele um ‘veterano’ das grandes competições internacionais: está na sua sexta paralimpíada.

O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC. Desde o ano seguinte que a Associação participa regularmente em competições nacionais de boccia, tendo conquistado mais de 30 títulos e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

160912_apcc_jogosparalimpicos-boccia-equipa