fbpx

Primeiros frutos do projeto CriArte já chegaram à Oficina do Brinquedo

160919_apcc_projetocriarte-oficinabrinquedo_thumbOs primeiros livros e brinquedos desenvolvidos no âmbito do projeto CriArte para a Oficina do Brinquedo da APCC chegaram no final da passada semana ao seu destino. E foram entregues pelas próprias ‘artesâs’ em cujas mãos ‘nasceram’, numa visita ao Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral.

A oportunidade serviu ainda para que, em conjunto com responsáveis da Cáritas Diocesana de Coimbra, pudessem contactar diretamente com alguns dos recursos já existentes na Oficina do Brinquedo, muitos deles desenvolvidos pelos colaboradores desse serviço. Desta forma, o conhecimento adquirido, bem como a troca de ideias que foi possível estabelecer, servirá para tornar ainda mais adequados os futuros materiais resultantes desta parceria.

Os livros e os brinquedos agora entregues à APCC irão enriquecer o espólio da Oficina do Brinquedo, podendo ser utilizados pelas crianças que integram as diversas respostas da Associação, mas também requisitados – como todos os outros ali existentes – por um período de 15 dias.

O projeto CriArte é dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e junta ainda a APCC, o CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, como o objetivo de desenvolver a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais. Neste âmbito, trabalha-se atualmente no desenvolvimento de uma linha profissional e diferenciadora de produtos têxteis.

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto espólio de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, desenvolvidos ou adaptados tem em conta necessidades educativas especiais de crianças e jovens. Trabalha diretamente com as famílias e as comunidades socioeducativas, disponibilizando brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.  Mais informação está disponível em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=330.

160919_apcc_projetocriarte-oficinabrinquedo