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APCC destacada por boas práticas na educação e formação inclusivas

160926_apcc_relatoriaava_thumbO trabalho da APCC nas áreas da educação e formação, em particular na utilização de metodologias de reconhecimento de competências com pessoas com deficiência e incapacidade, foi destacado no relatório final do projeto AVA – Action Plan for Validation, coordenado pela EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos, a maior organização continental nesta área.

A experiência e a ação concreta da APCC são salientadas naquele documento em particular como exemplo na capacidade de sensibilização, liderando na criação de redes que criem condições para a participação de grupos em situação de desvantagem. Em concreto, é referido o trabalho com agências governamentais na criação de normas que asseguram o acesso e sucesso de pessoas com deficiência a instâncias de validação.

O projeto AVA pretende ultrapassar as fragilidades ainda existentes nos sistemas de validação de competências no que respeita a uma verdadeira inclusão. Desta forma, o relatório final agora publicado apresenta um conjunto de recomendações e um plano de ação para todos os agentes no campo da educação não-formal de adultos: autoridades públicas, entidades de validação e educação, organizações não-governamentais, parceiros sociais e atores empresariais.

O documento está disponível (em inglês e francês) em www.eaea.org/en/projects/eaea-coordinated-projects/ava/action-plan.html.

A EAEA é uma organização não-governamental que reúne e representa organizações e instituições europeias diretamente envolvidas na educação de adultos. Tem atualmente 141 membros de 44 países, representando mais de 60 milhões de pessoas, e tem como principais funções exercer pressão sobre as políticas públicas, fornecer recursos, disponibilizar informação, construir redes e criar uma comunidade.

A APCC é membro associado da EAEA e uma de apenas seis instituições portuguesas que integram aquela Associação.