fbpx

Crianças da APCC conheceram os seus ‘Doutores Brinquedos’ e trocaram por sorrisos os brinquedos que eles adaptaram

170223_APCC_OfBrinquedo-Critical_thumbPorque são muito poucos os brinquedos que podem ser usados por todas as crianças, em particular as que têm dificuldade motoras, a Oficina do Brinquedo da APCC – onde já se adaptam regularmente diversos materiais lúdicos – e a CRITICAL Software decidiram tentar fazer mais alguma coisa. Por isso, nos últimos meses, vários engenheiros daquela empresa dedicaram o seu tempo pessoal a trabalhar em soluções extraordinárias para brinquedos ‘normais’.

E ontem foi um grande dia: o Alexandre, o Bernardo, a Margarida, a Maria, a Rita e o Vasco (algumas das crianças do Jardim de Infância da Associação) foram até à sede da CRITICAL Software para conhecerem os seus ‘Doutores Brinquedos’ e experimentarem pela primeira vez as novas brincadeiras, incluindo uma criada de raiz no âmbito deste projeto: um site que simula o Dial Scan, um aparelho analógico que utilizam regularmente e que lhes permite comunicar com técnicos e pais através de imagens ou símbolos.

O Virtual Dial Scan fica agora disponível para utilização generalizada e gratuita, ‘substituindo’ assim o aparelho original, bastante caro. E, tendo sido desenvolvida em código aberto, qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo pode, caso tenha os conhecimentos necessários, acrescentar-lhe funcionalidades.

O encontro de hoje – que, provavelmente, bateu o recorde para a maior concentração de sorrisos de sempre! – marcou o momento final da primeira fase desta colaboração entre a APCC e a CRITICAL Software, iniciada em novembro do ano passado, que incluiu workshops sobre brinquedos adaptados, visitas mútuas de técnicos, viagens de ida e volta de sacos com brinquedos e horas disponibilizadas pela empresa e retiradas do tempo pessoal dos envolvidos.

Os cerca de 20 brinquedos adaptados neste âmbito, que fazem parte de um conjunto de materiais que foram oferecidos à APCC por muitas dezenas de pessoas numa campanha de recolha iniciada no final de 2016, passarão agora a integrar o espólio da Oficina do Brinquedo, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da Internet (em www.tambemquerobrincar.org).

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

A CRITICAL Software é uma empresa, com sede em Coimbra mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.

170223_APCC_OfBrinquedo-Critical