fbpx

APCC realizou certificação de competências adquiridas no projeto CriArte

O projeto CriArte, dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e em que a APCC é um dos parceiros, foi lançado há pouco mais de um ano e tem vindo a contribuir para a aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de mulheres residentes em bairros sociais. Agora, com a intervenção direta do Centro Qualifica da Associação, várias participantes da iniciativa viram aquelas aprendizagens serem reconhecidas formalmente.

O processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) abrangeu 10 mulheres, tendo decorrido entre setembro e dezembro de 2016. Para o efeito, técnicos da APCC trabalharam diretamente com as formandas, no Centro Comunitário S. José da Cáritas de Coimbra, tendo no final sido obtidas duas certificações escolares ao nível do 4.º ano de escolaridade e oito ao nível do 6.º ano.

Os certificados correspondentes foram entregues no final da passada semana, durante uma apresentação do CriArte que teve lugar no centro comercial Alma Shopping e em que foi também feito um balanço do trabalho realizado até agora e abordadas perspetivas futuras. Teresa Paiva, da Direção da APCC, foi uma das intervenientes, dando um testemunho sobre o envolvimento da instituição e os muitos aspetos positivos do projeto.

Na ocasião, foram ainda expostos diversos exemplares de produtos realizados no âmbito do CriArte, entre os quais o conjunto de livros e brinquedos – destinados a crianças com baixa visão – produzidos especificamente para a Oficina do Brinquedo da APCC, que chegaram já à Associação em setembro ano passado.

O projeto CriArte partiu de um desafio lançado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e junta ainda a APCC, o CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O propósito comum é criar uma linha de produtos profissional e diferenciadora, ativando a corresponsabilidade social para com públicos em desvantagem e sensibilizando para a produção solidária e circular.

No âmbito do seu Centro Qualifica, a APCC atua na área do reconhecimento, validação e certificação de competências, tanto a nível escolar (com base na experiência pessoal, de emprego e social), como profissional (com base na experiência adquirida no desempenho das atividades profissionais). Saiba mais em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/formacao_02.php.