fbpx

A primeira equipa portuguesa de ‘mixed ability rugby’ é da APCC, foi ontem apresentada e tem padrinhos de luxo!

A Carolina, o David, a Diana, o Duarte, a Flávia, o João, o Joel, a Lúcia, o Marco, os Nunos, o Ricardo e o Rui: estes são os nomes que ficarão para a história como os jogadores da primeira equipa portuguesa de ‘mixed ability rugby’! São todos utentes da APCC, mas o objetivo é que, no futuro, possam vir a participar também pessoas sem deficiência, com ou sem experiência no râguebi ou em outros desportos.

A equipa de râguebi da Associação, que é treinada por João Costa (fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro da modalidade), apresentou-se publicamente ontem, durante um evento da modalidade integrado nos Jogos de Coimbra, realizado no campo da Escola Superior Agrária, que juntou vários clubes e praticantes de todas as idades.

A ocasião serviu para mostrar um pouco do que são os treinos desta equipa – iniciados em fevereiro deste ano – e para permitir aos utentes da APCC conviver com outros jogadores, bem como para apresentar os dois padrinhos deste projeto: os internacionais portugueses Manuel Picão, capitão da Académica, e Mariana Marques, capitã da Agrária.

A APCC irá agora iniciar o trabalho de divulgação do ‘mixed ability rugby’ junto de outras instituições, da Região Centro e não só, para que mais equipas possam ser criadas e se consiga dessa forma dar origem a um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação. Os interessados podem, desde já, contactar a Associação – através do mail geral@apc-coimbra.pt – caso desejam apoio ou aconselhamento para desenvolver os seus projetos.

No ‘mixed ability rugby’, as pessoas com deficiência – indistintamente de qual ela possa ser – partilham o campo com outras sem deficiência, numa perspetiva de inclusão que se aplica também à idade, género ou experiência.

Na APCC, são desenvolvidas várias modalidades desportivas, como o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência, a Associação concilia a vertente competitiva com a de lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.